Está bem estabelecido o papel que a alimentação desempenha na saúde, no crescimento e na produção dos animais,com reflexos no ganho de peso, secreção do leite, trabalho muscular e acumulação de gordura. Para que os ruminantesutilizem os vários tipos de alimentos fornecidos, existem algumas regras básicas que visam garantir a otimização dodesempenho, as quais estão relacionadas, por exemplo, ao tamanho da partícula do alimento, às frações decarboidratos estruturais e não estruturais e às frações protéicas dos vários alimentos. Considerando a necessidade deprodução de proteína para o mercado mundial, o conhecimento do metabolismo normal dos bovinos é uma ferramentaindispensável ao médico veterinário com atuação na área de produção animal. Neste contexto, é correto afirmar:(A) O desafio imposto ao metabolismo da vaca leiteira de alta produção no final da lactação é muito grande. Este fatodeve-se, principalmente, à alta demanda de glicose (para sintetizar a lactose do leite), que aumentasignificativamente na fase final da lactação.(B) O conhecimento do balanço nutricional, da digestão até a absorção, envolvendo anabolismo e catabolismo decarboidratos, proteínas e lipídeos, fornece suporte para a definição das exigências nutricionais. Para os bovinos, osbalanços nutricionais positivos representam a principal causa das doenças ligadas a transtornos metabólicosnutricionais.(C) Fatores dietéticos estão associados à alta incidência de deslocamento do abomaso à esquerda, especialmentedieta pobre em forragem e rica em concentrados ou grãos, que aumentam a produção de ácidos graxos voláteis norúmen, afetando a motilidade dos pré-estômagos.(D) O timpanismo é uma doença metabólica dos bovinos caracterizada pela distensão acentuada do rúmen e retículo,que, nos animais criados exclusivamente a pasto, tem como causa principal a ingestão de gramíneas com grandesquantidades de fosfolipídeos altamente fermentáveis.(E) A acidose é uma doença metabólica de caráter crônico, causada pela ingestão de grãos ou outros alimentosaltamente fermentáveis em grandes quantidades, caracterizada por perda do apetite, depressão e morte, cujodiagnóstico depende de exames laboratoriais complementares.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa C) apresenta a relação entre fatores dietéticos e doenças de ruminantes.
O deslocamento de abomaso está associado a dieta e a gravidez, é relativamente comum o deslocamento de abomaso a direita após a gestação, logo após o parto.
Já o deslocamento a esquerda tende a ser de origem dietética, principalmente no caso de forragens moídas, cortadas ou grãos, pois são altamente fermentáveis e distendem o rúmen, podendo modificar a localização do abomaso, que é o estomago verdadeiro.
Espero ter ajudado!
Fatores dietéticos estão associados à alta incidência de deslocamento do abomaso à esquerda, especialmentedieta pobre em forragem e rica em concentrados ou grãos, que aumentam a produção de ácidos graxos voláteis norúmen, afetando a motilidade dos pré-estômagos.
Corrigido pelo DNM