Esses versos de Cecília Meirelles, em Romanceiro da Inconfidência, lembram os acontecimentos de 1789 em Minas Gerais. Com base neles, responda:
[...]
E ninguém percebe
como é necessário
que a terra tão fértil,
tão bela e tão rica,
por si se governe!
Águas de ouro puro
seu cavalo bebe.
Entre sede e espuma,
os diamantes fervem...
[...]
A terra tão rica
e - ó almas inertes! -
o povo tão pobre...
Ninguém que proteste!
a) que razões motivaram os conjurados, tendo em vista as condições de Minas Gerais?
b) que mudanças eles propuseram?
Me ajudem, é pra amanhã!
Soluções para a tarefa
b) queriam que Portugal deixasse de explorar os mineiros, e que as terras passassem a ser deles, e não da Coroa. Vale lembrar que ela era apenas "emprestada" para procurar ouro e diamantes.
Resposta:
a) Na segunda metade do século XVIII, a região das Minas Gerais caracterizou-se por um ambiente de repulsa à metrópole portuguesa, sobretudo no que diz respeito ao excessivo rigor fiscal, que pode ser exemplificado com à imposição da Derrama. Num contexto marcado pelo declínio da produção aurífera e pela proibição da existência de indústrias na colônia, organizou-se um movimento que tinha como objetivo pôr fim à dominação portuguesa.
b) Os inconfidentes propunham a proclamação de uma república independente com base no modelo político norte-americano, e a criação de uma bandeira como símbolo da nova nação. Defendiam também a liberdade industrial e o crescimento demográfico da região. No que diz respeito à escravidão, propunham apenas a libertação dos cativos nascidos no Brasil.