Esses estudos vêm desde os tempos de Aristóteles, que viveu por volta do século IV a.C., e ao estudar a natureza do movimento dos corpos, concluiu que um corpo só se movimenta se uma força estiver sendo aplicada sobre ele. Segundo ele, para empurrar um objeto, por exemplo, uma caixa, de um lado para outro, ela só vai se mover se uma força estiver atuando diretamente nela, ou seja, enquanto a estiver empurrando. Além dele, Galileu Galilei e Isaac Newton, procuraram estabelecer leis físicas que descrevessem os movimentos dos corpos. Mas, então, por que o tema destas atividades são “As Leis de Newton”?
Soluções para a tarefa
Vê só.
Aristóteles disse, segundo o enunciado da pergunta, que o corpo só se movimentaria caso uma força estivesse sendo aplicada diretamente. O que não é verdade. Se um corpo estiver em movimento, com uma velocidade V, ele continuará em movimento mesmo que não aja nenhuma força atuando sobre ele. Nesse caso, ele viria a parar caso uma força agisse sobre ele. Portanto, essa hipotese de Aristóteles estava um pouco equivocada.
No caso de Galileu, ele estava preocupado em descrever o movimento das coisas, e não em por quê essas coisas se movimentavam. E também, ele deduziu as equações do movimento empiricamente, através de experimentos.
Já as leis de Newton, respondem não somente como as coisas se movimentam, mas também a causa do movimento. Inclusive, pode-se deduzir as equações da cinemática de Galileu facilmente através da segunda lei de Newton.