Esse tipo de razão é aquela que privilegia os meios que nos permitem atingir resu
fetichizados, ou seja, as coisas ou as máquinas que nos permitem atingir determinados objetivos(ou desejos)passam a possuir
uma aura mistica."
REIS, Ligia de Almeida Durante Correa dos. Filosofia para crianças. Londrina: Editora
o tipo de razão que a citação acima se refere é:
Selecione uma alternativa:
a) Razao prática
b) Razão emancipatória.
c)Razão instrumental
d) Razão dialetica
e) Razao crítica
Soluções para a tarefa
"Esse tipo de razão é aquela que privilegia os meios que nos permitem atingir resultados úteis e imediatos. Assim, os meios são fetichizados, ou seja, as coisas ou as máquinas que nos permitem atingir determinados objetivos (ou desejos) passam a possuir uma aura mística."
c) Razão instrumental
Horkheimer (2002) diferencia dois sentidos do termo razão: a razão subjetiva, a razão instrumental e a razão objetiva, a razão emancipatória.
A razão subjetiva corresponde aos interesses do indivíduo ou da comunidade na qual está inserido, sendo assim, não basta determinar os fins das ações e nem questionar a sua racionalidade, mas é necessário direcioná-las em benefício do sujeito.
Para a a razão subjetiva o que importa é o sujeito e os seus propósitos, ou seja, as vantagens que o indivíduo terá ao efetivar determinada ação.
A razão objetiva é vista como emancipadora e pensa o bem como um fim em si mesmo e para todos. Trata-se de uma racionalidade que se preocupa com a humanidade.
Horkheimer destaca que a sociedade moderna sabe que está se submetendo a um processo de dominação ao sistema capitalista, centrado na produção e no consumo e que precisa submeter as consciências de forma que não possam ver a si mesma nesta condição.
Por este motivo, a razão subjetiva passou a substituir a razão objetiva, o homem deixou-se esvaziar de tal maneira que ele não se sensibiliza mais e nem sente falta dos objetivos supremos da vida, como justiça, igualdade, felicidade, amor, amizade e outros.
Dessa forma, a razão tornou-se um instrumento, ou seja, o próprio pensamento reduziu-se a um processo industrial, tornou-se uma parte ou uma parcela da produção.
Assim é entendida a educação moderna, que de forma geral, não ensina a pensar de forma emancipada, e sim a valorizar a fetichização da técnica, à instrumentalidade da razão, voltada à obtenção de resultados imediatos e apelativos emocionalmente.
Bons estudos!