Esse texto, extraído de Sagarana, de Guimarães Rosa, (A) antecipa o destino funesto do ex‐militar Cassiano Gomes e do marido traído Turíbio Todo, em "Duelo", ao qual serve como epígrafe. (B) assemelha‐se ao caráter existencial da disputa entre Brilhante, Dansador e Rodapião na novela "Conversa de Bois". (C) reúne as três figurações do protagonista da novela "A hora e vez de Augusto Matraga", assim denominados: Augusto Estêves, Nhô Augusto e Augusto Matraga. (D) representa o misticismo e a atmosfera de feitiçaria que envolve o preto velho João Mangalô e sua desavença com o narrador‐personagem José, em "São Marcos". (E) constitui uma das cantigas de "O burrinho Pedrês", em que a sagacidade da boiada se sobressai à ignorância do burrinho.
#FUVEST
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Alternativa (A), antecipa o destino funesto do ex‐militar Cassiano Gomes e do marido traído Turíbio Todo, em “Duelo”, ao qual serve como epígrafe.
O trecho extraído de Sagarana de Guimarães Rosa, é encontrado na epígrafe de "Duelo".
Nessa epígrafe o autor antecipa o sentido ou a motivação do conto. O desfecho entre o ex-militar Cassiano Gomes e do marido traído Turíbio Todo, em um embate entre os dois.
Podendo ser classificado como uma alegoria da fatalidade. Quando dois homens se perdem na busca de seus objetivos e no meio do caminho acabam encontrado algo diferente e superior.
Perguntas interessantes