Geografia, perguntado por MiihGomes6639, 4 meses atrás

Esse texto é uma reportagem de divulgação científica, pois apresenta uma informação organizada por meio de perguntas e respostas. Compartilha um conhecimento específico com linguagem clara e objetiva. Defende uma opinião utilizando argumentos. Ensina um procedimento dividido em etapas

Soluções para a tarefa

Respondido por pabloeqbio
3

Os textos de divulgação científica precisam possuir uma linguagem clara e objetiva para que se torne mais fácil a compreensão dos conhecimentos que se desejam transmitir. Sendo assim, podemos considerar como correta a letra B.

Como deve ser a linguagem científica?

Por muito tempo a escrita científica esteve associada a utilização de palavras difíceis e pouco conhecidas, além da aplicação de diversos termos técnicas e de conhecimento muito específico. Essa prática era comum pois se associava a complexidade do texto à qualidade da pesquisa.

Atualmente, existe uma preocupação para que os textos científicos sejam escritos com a linguagem mais clara e objetiva possíveis, a fim de democratizar e facilitar a sua compreensão. O recomendado é utilizar palavras de fácil entendimento e termos técnicos apenas quando necessário.

Complemento da questão:

Texto:

Raios! Durante o verão a cena é comum. Nuvens escuras surgem de repente e a chuva começa. Em seguida, um relâmpago risca o céu. Que bonito! Logo depois vem o barulho do trovão. Que medo! Os relâmpagos são descargas elétricas, semelhantes às correntes elétricas que passam pelos fios de nossas casas e que fazem os eletrodomésticos funcionarem. Mas são milhares de vezes mais fortes. Tão fortes que ao passarem pela atmosfera deslocam o ar e produzem um barulho intenso, o trovão. Repare que vemos o relâmpago antes de ouvir o trovão: isso acontece porque a luz é mais rápida que o som, por isso ela chega primeiro até nós. Existem vários tipos de relâmpagos: dentro das nuvens, entre duas nuvens e até da nuvem para o alto. Os relâmpagos que ocorrem entre as nuvens e o solo são chamados raios. Como podem prejudicar as pessoas, os raios são bastante estudados. Eles ocorrem em regiões onde existem grandes quantidades de cargas elétricas, capazes de produzir faíscas. Normalmente caem em um único lugar, mas, às vezes, eles se dividem e atingem vários pontos.

Alternativas:

a. Apresenta uma informação organizada por meio de perguntas e respostas.

b. Compartilha um conhecimento específico com linguagem clara e objetiva.

c. Defende uma opinião utilizando argumentos.

d. Ensina um procedimento dividido em etapas.

Entenda mais sobre Escrita Científica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38759962

#SPJ4

Perguntas interessantes