Esse produto percorreu ampla região, desde o Morro da Tijuca, no Rio de Janeiro, no primeiro quartel do século XIX, até o norte do
Paraná, onde praticamente cessou sua marcha na década de 1970. Nesse período, seu percurso deixou marcas significativas na
paisagem: vasta rede urbana e densa malha ferroviária, solos empobrecidos pela erosão, florestas dizimadas e extensivas pastagens,
quase sempre de baixa produtividade.
(lurandyr L. S. Ross Ecogeografia do Brasil, 2009. Adaptado.)
O excerto refere-se à produção do espaço brasileiro relacionada ao ciclo econômico
a) da borracha
b) da cana-de-açúcar
Co do cafe.
d) do ouro.
e) do algodão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) do café.
Explicação:
A cultura de café foi introduzida no Brasil pelo Vale do Paraíba, nos contrafortes da Serra do Mar. Ao longo desse trecho, essa cultura agrícola promoveu diversas modificações na paisagem como: a retirada da floresta e o desgaste do solo, além de patrocinar a implantação de uma densa malha ferroviária e o desenvolvimento de uma vasta rede urbana.
O excerto refere-se à produção do espaço brasileiro relacionada ao ciclo econômico do café, e por isso a alternativa correta é a letra C.
A expansão da cafeicultura na região Sudoeste ocorreu logo depois do Período Imperial, que concentrou o eixo econômico do país na região Sudeste. Essa expansão se deu a partir da segunda metade do século XIX e reajustou a economia regional e nacional.
A concentração da economia do ciclo do café teve início no Vale do Paraíba (por causa das ótimas condições climáticas e solo propício) e, mais tarde, se alastrou para o interior do estado (sertão).
A produção de café se tornou o principal elemento da economia nacional e levou a uma estruturação completa no estado de São Paulo, pois organizou os âmbitos políticos, econômicos e sociais.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/4951033