Esse movimento usava o contraste de luz e sombra de acordo com a lei das cores complementares. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor . Não gostavam de pintar em atelier, pintavam ao ar livre. Assinale a alternativa correspondente : *
Realismo
Surrealismo
Impressionismo
Expressionismo
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Resposta:
Impressionismo
O que você citou faz parte das características do impressionismo.
Explicação:
Principais Características:
• A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do Sol;
• As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens;
• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá-las no passado;
• Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos;
• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador quem, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.
Impressionismo
O que você citou faz parte das características do impressionismo.
Explicação:
Principais Características:
• A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do Sol;
• As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens;
• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá-las no passado;
• Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos;
• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador quem, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.
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