“Esse grande aumento da quantidade de trabalho que, em consequência da divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de realizar, é devido a três circunstâncias distintas: em primeiro lugar, devido à maior destreza existente em cada trabalhador; em segundo, à poupança daquele tempo que, geralmente, seria costume perder ao passar de um tipo de trabalho para outro; finalmente, à invenção de um grande número de máquinas que facilitam e abreviam o trabalho, possibilitando a uma única pessoa fazer o trabalho que, de outra forma, teria que ser feito por muitas.”
SMITH, Adam. Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. In: RICARDO, David. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1996, p. 68.
O fragmento de texto acima foi originalmente publicado em 1776 e destaca três características da organização do trabalho no contexto de transformações vivenciadas na Europa, sobretudo, na Inglaterra, no contexto da Revolução Industrial. Considerando essas características, analise as afirmativas abaixo e pontue (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. A introdução de máquinas, a valorização do artesanato e o aparecimento da figura do patrão.
II. O aumento do mercado consumidor, a liberdade no emprego do tempo e a diminuição na exigência de mão de obra.
III. A escassez de mão de obra qualificada, o esforço de importação e a disciplinarização do trabalhador.
IV. A especialização do trabalhador, a divisão de tarefas e a maquinização da produção.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
Resposta:
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Explicação:
molloleonardo:
Não entendo o porquê da primeira ser uma afirmativa verdadeira, considerando que ao se tratar de revolução industrial, a "valorização do artesanato" não seria algo característico deste contexto.
Respondido por
52
São verdadeiras apenas I, III e IV, cuja sequência correta é V, F, V, V. visto que entre as características da Revolução Industrial tem-se a Revolução Industrial há a especialização do trabalhador, a divisão de tarefas e a maquinização da produção.
O uso das máquinas tornou-se cada vez mais comum e parte das indústrias que surgiam, tudo em função da maior produtividade que elas passaram a proporcionar.
Abraços!
Perguntas interessantes