[...] Esse ‘excesso de pele’ foi uma característica positivamente selecionada nesse sapinho, que vive no Lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia. A altitude nessa região chega a aproximadamente 4 000 m e como os sapos fazem respiração cutânea (através da pele), uma maior quantidade de pele está relacionada a uma maior efetividade nesse processo e uma maior disponibilidade de oxigênio para compensar a baixa pressão desse gás devido à altitude. [...]
Disponível em: . Acesso em: 6 maio 2021. Fragmento.
A característica mencionada nesse texto surgiu por meio de
deriva genética.
isolamento geográfico.
migração.
mutação.
a extinção das espécies vegetais.
a queda nas vendas de computadores.
o aumento da exploração de florestas.
o incentivo ao consumo de livros impressos.
Soluções para a tarefa
Esse foi um processo de mutação, ele ocorreu naturalmente e os mutantes foram selecionados por conta da efetividade que eles tinham no processo de respiração cutânea (alternativa D).
A seleção natural ocorre selecionando indivíduos que possuem características que lhes conferem vantagem, algumas mutações conseguem fornecer vantagens importantes para alguns seres vivos, como é o caso dos sapos com muita pele que vivem nas regiões altas.
Espero ter ajudado!
Resposta: D)Mutação
Explicação:
DERIVA GENETICA : A deriva genética é um dos mecanismos básicos da evolução, juntamente à seleção natural, migração e às mutações. Esse mecanismo, importante principalmente em pequenas populações, pode ser definido como uma mudança das frequências alélicas que ocorre de forma totalmente aleatória. Apesar de também afetar a composição genética de uma população, ela se diferencia da seleção natural por não produzir adaptações.
ISOLAMENTO GEOGRAFICO: O isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. A barreira geográfica pode ser um rio, uma montanha ou um cânion, por exemplo.
MIGRAÇÃO: Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes etc.).
MUTAÇÃO: Em Biologia, mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Mutações podem ser causadas por erros de cópia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos, ou vírus. A célula pode também causar mutações deliberadamente durante processos conhecidos como hipermutação. Em organismos multicelulares, as mutações podem ser divididas entre mutação de linhagem germinativa, que pode ser passada aos descendentes, e mutações somáticas, que não são transmitidas aos descendentes em animais. Em alguns casos, plantas podem transmitir mutações somáticas aos seus descendentes, de forma assexuada ou sexuada (em casos em que as gemas de flores se desenvolvam numa parte que sofreu mutação somática). Assim, essa classificação é pouco eficiente para plantas, se ajustando melhor a animais. Uma nova mutação que não foi herdada de nenhum dos pais é chamada de mutação de novo. A fonte da mutação não se relaciona com seus efeitos, apesar de seus efeitos estarem relacionados com quais células são afetadas pela mutação.