Esse enunciado é referente as questões 1, 2, 3 e 4.Observe os circuitos: Considere que R1= 2 Ω, R2= 6 Ω, R3= 4 Ω e U=60V. Imagem sem legenda 1- Determine o valor da resistência equivalente ( Req ), que poderia ser usada em substituição às três resistências. * 1 ponto b) 6 Ω e) 15 Ω a) 3 Ω d) 12 Ω c) 9 Ω 2- Calcule o valor da corrente elétrica que passa pelo circuito. * 1 ponto a) 5 A c) 15 A b) 10 A e) 25 A d) 20 A 3- Calcule a diferença de potencial (d.d.p.) no resistor 2. * 1 ponto a) 10 V b) 20 V c) 30 V d) 45 V e) 60 V 4- Determine a potência elétrica do resistor 3. * 1 ponto b) 100 W a) 50 W c) 150 W e) 250 W d) 200 W 5- Dois resistores de resistência R1 = 5 Ω e R2 = 10 Ω são associados em série fazendo parte de um circuito elétrico. A tensão U1 medida nos terminais de R1 é igual a 100V. Nessas condições, determine a tensão elétrica U2, ou seja, a voltagem no resistor 2. * 1 ponto e) 250 V b) 100 V d) 200 V c) 150 V a) 50 V
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.D 2.A 3.B 4.B 5.D
Explicação:
1. Como temos uma associação de resistires em série, basta somá-los:
R1 + R2 + R3 = Req
Req = 2 + 6 + 4 = 12 Ω
Alternativa D.
2. Para se calcular a corrente, devemos utilizar a Lei de Ohm, a qual dará a equação abaixo:
U = Ri
R = 12 Ω ; U = 60V
60 = 12 . i
i = 5A
Alternativa A
3. Para determinar a ddp do terceiro resistor, utiliza-se a mesma Lei, sabendo que, quando se tem uma associação em série, tem-se o mesmo i.
U = R.i
R3 = 4 Ω
U = 4 . 5 = 20V
Alternatica B
4. Para calcular a potência, iremos utilizar a Lei de Ohm abaixo:
P = U²/R
U = 20V ; R= 4 Ω
P = 400/ 4 = 100W
Alternativa B
5. Iremos utilizar a Lei de Ohm para encontrar o valor da corrente, posto que, como estão em serIe, possuem a mesma corrente.
U = Ri
U = 100v ; R1= 5 Ω
100 = 5 . I —-> i = 20
Agora vamos utilizar essa corrente para encontra a ddp:
U = Ri
R2 = 10 Ω ; i = 20 A
U = 10 . 20 = 200 V
Alternativa D
Considerando que no circuito os valores são: =2 Ω; = 6 Ω; = 4 Ω; e U = 60V.
1. O valor da resistência equivalente (Req), que poderia ser usada em substituição às três resistências é 12 Ω (Letra D).
Sobre resistores em série:
Resistores são dispositivos que possuem a capacidade de transformar energia elétrica em calor através do efeito Joule. Comumente não são atingidas a resistência elétrica desejada cm a utilização de apenas um resistor.
Nesses casos, para sanar a necessidade utiliza-se uma associação de resistores que podem ser dispostos em paralelo ou em série, como no caso da questão.
E para encontrarmos o valor da resistência equivalente () de uma associação de resistores em série basta somarmos as resistências individuais dos dispositivos.
Ou seja, .
Logo, a resistência equivalente desta associação em série é igual a 12Ω.
Saiba mais sobre resistores em série: https://brainly.com.br/tarefa/44996847
2. O valor da corrente elétrica que passa pelo circuito é 5A (letra A).
A respeito de correntes elétricas em circuitos:
Denominamos corrente elétrica a condução de elementos portadores de carga (como os elétrons) por um dispositivo em razão da aplicação uma diferença de potencial elétrico.
Uma particularidade a respeito do comportamento de correntes elétricas em resistores dispostos em série é que todos os resistores são atravessados pela mesma corrente elétrica.
Deste modo, sabemos que a Lei de Ohm nos fornece a seguinte fórmula:
→
Como temos o valor da resistência equivalente e a diferença de potencial (U) dada pelo enunciado, fazemos:
⇒ ⇒
i = 5A.
Saiba mais sobre corrente elétrica: https://brainly.com.br/tarefa/3014578
3. A diferença de potencial (d.d.p.) no resistor 2 é 30V (Letra C).
Sobre diferença de potencial elétrica (ddp):
Denominamos diferença de potencial (ddp), o trabalho fundamental para que ocorra o deslocamento de uma carga de um ponto a outro, quando ela se encontra em um determinado campo elétrico.
O estabelecimento da diferença de potencial elétrico entre pontos é essencial para que ocorra corrente elétrica e um equipamento elétrico funcione adequadamente.
Em uma ligação em série a diferença de potencial elétrico é estabelecida com a soma das diferenças de potencial em cada resistor.
Deste modo, para conhecermos a ddp no resistor 2, utilizaremos a fórmula:
→
Sabemos que:
Substituindo:
⇒ U = 30V
Saiba mais sobre diferença de potencial elétrico: https://brainly.com.br/tarefa/20622152
4. A potência elétrica do resistor 3. é 100W (Letra B).
Sobre potencial elétrico:
Chamamos potencial elétrico a grandeza física que estabelece a quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico.
A potência elétrica é uma medida fundamental no estudo de circuitos elétricos e no nosso dia a dia, é ela quem nos fornece os dados sobre o gasto energético de um equipamento elétrico em um determinado espaço de tempo.
O potencial elétrico (P) é dado pela fórmula:
→
Sabemos:
Encontrando o valor de U:
⇒ U = 20V.
Substituindo:
⇒ P = 100W
Saiba mais sobre circuito elétrico: https://brainly.com.br/tarefa/46960871
5. A tensão elétrica é igual a 200V (Letra D).
Sobre resistores em série:
Uma importante ressalva quando tratarmos de resistores em série é que a corrente elétrica atravessa igualmente todo o circuito elétrico, independente do número de resistores que o componha.
Deste modo, podemos fazer duas inferências, a primeira é que a corrente elétrica terá o mesmo valor em todo o circuito para qualquer uma das resistências, a segunda é que caso uma das resistências pare de funcionar, todo o circuito parará, já que a corrente não conseguirá manter o fluxo. Por esse motivo, circuitos em série não são comumente utilizados em redes domesticas.
Sabendo disso, observamos que precisamos encontrar a corrente elétrica do circuito do qual a questão trata.
Sabemos que:
Utilizaremos a fórmula:
→
Substituindo:
⇒ i=20A.
Sendo assim, sabemos que a corrente que percorre o circuito é 20A e a resistência 2 equivale a 10Ω.
Substituindo:
⇒ U = 200V.
Saiba mais sobre circuitos elétricos: https://brainly.com.br/tarefa/14649777