“Esse contrato imaginário entre o Estado e os seus cidadãos teria por objetivo garantir os ‘direitos naturais do homem’, que Locke identifica como a liberdade, a felicidade e a prosperidade. Para o filósofo, a maioria tem o direito de fazer valer seu ponto de vista e, quando o Estado não cumpre seus objetivos e não assegura aos cidadãos a possibilidade de defender seus direitos naturais, os cidadãos podem e devem fazer uma revolução para depô-lo. Ou seja, Locke é também favorável ao direito à rebelião.”
KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, p. 81.
John Locke foi um representante do Iluminismo, conjunto de ideias desenvolvidas durante o século XVIII na Europa. Seus ideais se espalharam por outros lugares, como a América do Norte.
Sobre a influência do Iluminismo no processo de independência dos Estados Unidos, escolha a alternativa correta.
A
As ideias de Locke ampararam o descontentamento dos colonos da América do Norte, que sentiam que os seus “direitos naturais” eram perseguidos pela Inglaterra.
B
A defesa de Locke ao direito à rebelião era propícia aos franceses e espanhóis que se mostravam insatisfeitos com os governos tirânicos instituídos pelo Congresso de Filadélfia.
C
O discurso de Locke nega a possibilidade de se opor ao Estado, que teria poder absoluto e inquestionável, de modo que os colonos recusaram a influência de pensadores como ele.
D
A fala de Locke sobre os direitos naturais do homem concordam com as políticas aplicadas pelos ingleses sobre as Treze Colônias, especialmente quando do Massacre de Boston.
E
A recusa de Locke em defender direitos universais e inalienáveis fez com que a Inglaterra o perseguisse duramente, já que suas ideias ameaçavam o funcionamento da economia colonial na América do Norte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
Resposta:
Resposta: A
Explicação:
John Locke (1632-1704) foi um dos filósofos percursores do Iluminismo e foi um dos fundadores do liberalismo político - doutrina que defende a limitação dos poderes do Estado em benefício da liberdade individual e o estabelecimento de uma ordem social baseada na liberdade de consciência, na livre competição e no respeito ao direito de propriedade.
Locke contestava a ideia de que os reis tinham direitos divinos, já que a política era uma invenção humana. Segundo sua visão. caso o governo não fosse capaz de cumprir sua função de garantir a liberdade, felicidade e prosperidade de sua população caberia ao povo exercer seu direito de rebelião, depondo o poder tirânico e colocando em seu lugar um novo governo.
É importante lembrar que: o processo de independência dos EUA, é um movimento de contestação do poder do rei da Inglaterra sobre dua colônia e de luta pela autonomia política deste região.