Essas mudanças organizacionais vêm crescendo nas últimas décadas. Segundo Gohn (2012), na primeira década do século XXI, a estrutura dos principais movimentos sociais apresenta alguns formatos organizativos:
I - os movimentos identitários
II - os movimentos de luta por melhores condições de vida e de trabalho
III - os movimentos posadistas
IV - os movimentos globais ou globalizantes
Estão corretas as afirmativas:
A)
I, II, III e IV.
B)
I, II e III.
C)
I, II e IV.
D)
I, III e IV.
E)
II, III e IV.
Questão 9 - EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS POPULARES E TRANSFORMAÇÃO (356)
Código da questão: 51805
Podemos dizer que há duas posturas contraditórias da educação, uma mais conservadora e outra mais revolucionária. Essas características se expressam, respectivamente:
A)
Pelo conflito com a sociedade e pela reprodução da sociedade.
B)
Pela transmissão de saberes da cultura vigente e pela criação de uma nova cultura através da transformação social.
C)
Pela posição política adotada e pela neutralidade frente aos desafios correntes.
D)
Pela formação de cidadãos conscientes e pela capacitação profissional técnica.
E)
Pelo currículo e pelo diploma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) I, II e IV.
Explicação:
Em relação aos movimentos sociais, podemos afirmar que a alternativa correta é: I, II e IV.
A respeito das posturas contraditórias da educação, podemos afirmar que a alternativa correta é: Pela transmissão de saberes da cultura vigente e pela criação de uma nova cultura através da transformação social.
- 1. c) Correta. De acordo com Gohn (2012), a estrutura dos movimentos sociais a partir da primeira década do século XXI é formada especialmente pelos: movimentos identitários, movimentos de luta por melhores condições de vida e de trabalho e movimentos globais. Por exemplo, os movimentos em favor da comunidade LGBTQIA+, assim como os movimentos de professores, além dos movimentos pela melhoria do meio ambiente em todo o planeta.
- 2. b) Correta. A transmissão de saberes da cultura vigente se relaciona a uma postura de cunho conservador; já a criação de uma nova cultura através da transformação social pressupõe uma postura educacional revolucionária.
Educação e transformação
A educação tem o poder de promover a transformação da vida das pessoas. Por meio do acesso a saberes, práticas e aspectos culturais, os indivíduos se tornam capazes de adquirir não apenas conhecimentos técnicos, como também para o enfrentamento das atribulações da vida. Assim, a educação pode ser entendida como mais que uma prática curricular, é uma maneira de promover a melhoria das condições sociais de uma comunidade, de um município e até de um país.
Saiba mais sobre educação transformadora em:
https://brainly.com.br/tarefa/46697226
#SPJ2