Essa imagem, que faz referência à Conferência de Berlim (1884-1885), representa, no contexto imperialista,
a aliança entre nações europeias e africanas para o crescimento econômico.
a divisão do continente europeu por potências militares neocoloniais.
a expansão das atividades econômicas agrícolas no território europeu.
o conflito político entre as potências econômicas do continente africano.
o desrespeito aos direitos humanos e à pluralidade de culturas africanas.
Soluções para a tarefa
A imagem da Conferência de Berlim, representa no contexto imperialista: “o desrespeito aos direitos humanos e à pluralidade de culturas africanas. ” (alternativa e).
Quando a partilha da África foi realizada, as fronteiras existentes no continente não foram respeitadas, sendo que povos de uma mesma etnia ficaram de territórios distintos e povos inimigos foram reunidos em um mesmo território, agravando conflitos já existentes, por isso a alternativa e está correta.
O contexto imperialista europeu e a Conferência de Berlim
O imperialismo é a dominação política, econômica e social de uma nação sobre a outra. Durante a Segunda Revolução Industrial, a produção em massa de mercadorias e outros fatores, fizeram com que as potências europeias buscassem novos mercados na África e Ásia para expandirem seus lucros.
Através da Conferência de Berlim, um evento que ocorreu entre os anos de1884 e 1885, as potências europeias tomaram por contra própria, a decisão de partilhar territórios da África e da Ásia, sem que nenhum representante dos países dessas regiões estivessem envolvidos, submetendo a ocupação dos territórios por povos desconhecidos.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o contexto imperialista na Europa em: https://brainly.com.br/tarefa/21399961
Resposta:
alternativa correta e a (E)
Explicação: