Essa ideia educacional da severidade, em que irrefletidamente muitos podem até acreditar, é totalmente equivocada. A ideia de que a virilidade consiste em um grau máximo da capacidade de suportar dor de há muito se converteu em fachada de um masoquismo que - como mostrou a psicologia - se identifica com muita facilidade ao sadismo. O elogiado objetivo de "ser duro" de uma tal educação significa indiferença contra a dor em geral. No que, inclusive, nem se diferencia tanto a dor do outro e a dor de si próprio. Quem é severo consigo mesmo adquire o direito de ser severo também com os outros, vingando-se da dor cujas manifestações precisou ocultar e reprimir. Tanto é necessário tornar consciente esse mecanismo quanto se impõe a promoção de uma educação que não premia a dor e a capacidade de suportá-la, como acontecia antigamente. Dito de outro modo: a educação precisa levar a sério o que já de há muito é do conhecimento da filosofia: que o medo não deve ser reprimido. (Theodor W.Adorno. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 119-29.).
Tendo as ideias expressas no texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca da filosofia da educação.
(2 Pontos)
a.A educação deve educar para o medo do castigo.
b. Severidade e virilidade são facilmente confundidas no âmbito educativo com valores de coragem.
c. A educação deve reprimir o medo.
d. Quem é severo consigo mesmo será acolhedor do outro.
e. A educação hoje deve premiar a capacidade de suportar a dor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
B
Explicação:
Aquele disposto à se submeter ao extremo incômodo do sofrimento, sacrifica qualquer coisa para alcançar seus objetivos. Este é o pensamento criticado no texto.
Perguntas interessantes