"Essa especificidade (Estado emprestador e investidor) nos permite aludir aos enunciados de Alexander Gerschenkron (1904-1978). O desafio político do desenvolvimento retardatário requer a superação dos obstáculos relacionados ao financiamento das atividades produtivas fora das modalidades de “acumulação primitiva” (colonização e/ou desapropriação camponesa violenta). Para este autor, alcançar o nível de desenvolvimento da Inglaterra no século XIX demandou a substituição da “acumulação primitiva clássica” pela criação de condições e instituições financeiras voltadas à implantação – rápida – de plantas industriais inteiras e unificação do mercado nacional via sistema de transportes. É esse processo de formação de instituições financeiras voltadas ao financiamento de longo prazo que distingue as experiências retardatárias em relação a experiência inglesa."
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente como Alexander Gerschenkron entendia o desenvolvimento em países caracterizados pelo capitalismo tardio:
A
De acordo com Gerschenkron é necessário que instrumentos institucionais responsáveis por prover as necessidades de investimentos a longo prazo, como é o caso da infraestrutura, sejam criados ou incentivados pelo Estado. Portanto, o autor defende a importância de um sistema financeiro conectado à indústria em países marcados pelo capitalismo tardio.
B
Para Gerschenkron é fundamental que em Estados marcados pelo capitalismo tardio seja promovida a livre circulação de ativos e capitais externos, uma vez que o investimento internacional em áreas estratégicas constitui-se em um importante vetor de desenvolvimento.
C
De acordo com o pensamento de Gerschenkron é preciso que Estados capitalistas retardatários busquem estatizar a sua economia, promovendo assim um modelo de desenvolvimento planificado e coordenado pelos poderes públicos.
D De acordo com a tese de Gerschenkron, a única forma de se superar o atraso no desenvolvimento capitalista é por meio da associação com os países que já estão mais avançados nesse processo.
E
Segundo Gerschenkron, é preciso que os Estados capitalistas atrasados invistam na produção de tecnologias de ponta e em processos inventivos com o objetivo de conquistar novos mercados comerciais. Assim, deve-se optar por uma estratégia que não promova a colisão com os fatores de produção dos países desenvolvidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Letra A
Explicação:
De acordo com Gerschenkron é necessário que instrumentos institucionais responsáveis por prover as necessidades de investimentos a longo prazo.
Explicação:
Respondido por
3
Letra A: segundo a concepção de Estado emprestador e investidor de Alexander Gerschenkron, tem-se que é necessário haver instrumentos institucionais que supram as necessidades de investimentos a longo prazo.
Exemplos práticos de investimentos a longo prazo segundo a concepção de Alexander Gerschenkron são as obras de infraestrutura, que viabilizam o crescimento sustentável dos países sem que haja gargalos.
Abraços!
Perguntas interessantes