Essa cidade antiga, prisioneira das areias incansáveis do Saara, está a ponto de renascer. "Queremos construir uma Alexandria da África negra", disse Mohamed Dicko, diretor do Instituto Ahmed Baba, uma biblioteca estatal de Timbuktu. "Essa é a nossa chance de reconquistar o lugar que merecemos na história." O governo da África do Sul está construindo uma nova sede para a biblioteca do instituto, um edifício moderno que abrigará, catalogará e digitalizará dezenas de milhares dos livros, e oferecerá, em alguns casos pela primeira vez, acesso ao seu conteúdo para pesquisadores de todo o mundo. Organizações assistenciais e governos europeus, do Oriente Médio e dos EUA doaram milhares de dólares às emboloradas bibliotecas familiares da cidade, que estão sendo convertidas em instituições de pesquisa.
A cidade citada no texto acima nos remete a um grande reino e a um grande império africano, respectivamente:
Reino de Gana e Império Macedônico.
Reino de Cartago e Império Romano.
Reino do Congo e Império Egípcio.
Reino do Mali e Império Songhai.
Soluções para a tarefa
A cidade citada no texto que remete a um grande reino e a um grande império africano, respectivamente: Reino do Mali e Império Songhai.
Explicação:
O Império de Songhai foi um grande império africano, que por volta de 1591 foi invadido por marroquinos. Neste período a comunidade encarregada por livros, em maior parte fugiu e levou documentos, arquivos e livros com eles, e dessa forma muitos manuscritos, que formam a história deste império ficaram perdidas ou escondidas.
O Reino de Mali perdeu grande parte do seus poder por volta de 1550, tendo seus arquivos encondidos, que só começaram a aparecer após este Reino conquitar sua independência do país França.
Portanto, são necessárias medidas para construção de bibliotecas para que sua história seja encontrada, conquistando um local que é seu por direito, sendo de grande importância para o continente tão importante que é a África.
Alternativa correta: Reino do Mali e Império Songhai.