História, perguntado por Giiihhh18, 1 ano atrás

Essa atividade terá um caráter interdisciplinar e de pesquisa. Você deverá elaborar um texto, trazendo para a atualidade do Brasil a questão da terra, localizando as minorias sociais no processo de legalização e preservação. Você poderá abordar como a nossa Constituição trata essa questão.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliocsfs
1
Existem três forças de interesse na questão da posse da terra no Brasil historicamente: Os grandes latifundiários e exploradores da agropecuária em larga escala e mineração; o pequeno produtor rural, e as minorias nativas tradicionais, como povoamentos indígenas. Esses três grupos estão no centro da discussão da Reforma Agrária, que causa polêmica a mais de 50 anos.

A pressão dos grandes conglomerados exploradores da terra - soja, cana-de-açúcar, minérios - agrega os interesses comerciais do país no âmbito internacional, além da especulação financeira que lucra com a valorização dos papéis dessas empresas. Apesar do direito à terra estar regulamentado pela Lei 4504 de 1964, as desapropriações violentas, conflitos e mortes ocorrem em vários pontos do país, com saldo negativo para o pequeno proprietário de terra.

No caso indígena, o artigo 231 da Constituição Federal estipula o direito aos índios de posse de suas terras, tradicionalmente ocupadas, definindo inclusive prazo limite para demarcação desses territórios. O fato dessas terras ocuparem espaços valiosos para a exploração também origina uma série de conflitos (inclusive armados), representando uma grave ameaça à própria existência do indígena no Brasil.
Perguntas interessantes