Esquematize o caminho que o ar percorre na entrada e na saída do organismo, órgão por órgão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
vou dar uma ajudinha:
Quando respiramos, o ar penetra em nossas narinas e vai para as cavidades nasais.Depois de passar pelas cavidades nasais, o ar, que já está aquecido, umedecido e filtrado, chega até à faringe, canal comum aos sistemas respiratório e digestório, de onde é conduzido à laringe.
Logo na entrada da laringe encontramos uma pequena estrutura conhecida como epiglote, que funciona como uma válvula, fechando-se quando engolimos e impedindo que a substância engolida penetre nas vias respiratórias, causando engasgamento.
Logo abaixo da laringe encontramos a traqueia.
Os alvéolos pulmonares são estruturas formadas por células achatadas recobertas por capilares sanguíneos. Nessas estruturas ocorre a hematose, processo onde o gás oxigênio presente nos alvéolos difunde-se para os capilares sanguíneos, penetrando nas hemácias.
O ar que se encontra dentro dos pulmões é constantemente renovado, a fim de garantir sempre gás oxigênio nos capilares sanguíneos que circundam os alvéolos pulmonares. Essa constante renovação do ar é chamada de ventilação pulmonar. Ela depende principalmente dos músculos intercostais e também do diafragma, músculo que separa a caixa torácica da cavidade abdominal. Quando os pulmões se enchem de ar, no processo chamado de inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem, sendo que o diafragma desce e as costelas sobem, a fim de aumentar o volume da caixa torácica, forçando a entrada de ar nos pulmões. Na saída de ar dos pulmões, chamada de expiração, o diafragma e os músculos intercostais se relaxam, levantando o diafragma e abaixando as costelas, reduzindo o volume da caixa torácica e forçando o ar a sair dos pulmões.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21509589#readmore
espero tewr ajudado!!
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás