(ESPM- SP) " O homem não pode abster- se da filosofia", diz Jasprs com razão. " Ela está presente em todo lugar e sempre. A única questão....
Soluções para a tarefa
“O homem não pode abster-se da filosofia”, diz Jaspers com razão. “Ela está presente em todo lugar e sempre. A única questão que se apresenta é saber se ela é consciente ou não, boa ou má, confusa ou clara”. Na verdade, a pesquisa da verdade científica, que só interessa aliás a uma minoria, não exaure em nada a natureza do homem, mesmo nessa minoria. Resta que o homem vive, toma partido, crê em multiplicidade de valores, hierarquiza- os e dá assim um sentido à sua existência por opções que ultrapassam sem cessar as fronteiras do seu conhecimento efetivo. No homem que pensa, essa coordenação pode ser raciocinada, no sentido de que, para fazer a síntese entre aquilo em que acredita e que sabe, só pode utilizar uma reflexão, seja prolongando seu saber ou opondo-se a ele em um esforço crítico para determinar suas fronteiras atuais e legitimar a colocação dos valores que o ultrapassam. Essa síntese raciocinada entre as crenças, quaisquer que sejam, e as condições do saber, é o que nós chamamos de uma “sabedoria” e tal nos parece o objeto da filosofia.
(Piaget, Jean. Sabedoria e Ilusões da Filosofia. Tradução de Zilda Abujamra Daeir. S.Paulo. Difusão Europeia do Livro)
Segundo o texto, o “homem que pensa” é aquele que:
a) tem fé nos seus valores.
b) sintetiza o que acredita e o que sabe.
c) se opõe à sabedoria filosófica.
d) faz pesquisa da verdade científica.
e) afasta de si toda a crença religiosa.
Se trata de uma questão de interpretação de texto. A parte relevante é, efetivamente, a parte que se encontra, aqui, em negrito.
Analisando o texto, focando no trecho em questão, podemos ver que o autor define o homem que pensa como alguém que questiona seus valores, sem rejeitar, a priori, nada que não analise cuidadosamente. Deste modo, podemos eliminar as alternativas A, C e E.
A alternativa D, apesar de verdadeira, não responde propriamente àquilo que pede o enunciado, de modo que não pode ser considerada como a alternativa correta.
É correta, assim, a alternativa E, pois sintetiza bem a mensagem do texto, apresentando-o sem contradizer nenhuma de suas premissas ou conclusões.
Resposta:
Você não forneceu o restante da questão, eis a questão completa:
“O homem não pode abster-se da filosofia”, diz Jaspers com razão. “Ela está presente em todo lugar e sempre. A única questão que se apresenta é saber se ela é consciente ou não, boa ou má, confusa ou clara”. Na verdade, a pesquisa da verdade científica, que só interessa aliás a uma minoria, não exaure em nada a natureza do homem, mesmo nessa minoria. Resta que o homem vive, toma partido, crê em multiplicidade de valores, hierarquiza- os e dá assim um sentido à sua existência por opções que ultrapassam sem cessar as fronteiras do seu conhecimento efetivo. No homem que pensa, essa coordenação pode ser raciocinada, no sentido de que, para fazer a síntese entre aquilo em que acredita e que sabe, só pode utilizar uma reflexão, seja prolongando seu saber ou opondo-se a ele em um esforço crítico para determinar suas fronteiras atuais e legitimar a colocação dos valores que o ultrapassam. Essa síntese raciocinada entre as crenças, quaisquer que sejam, e as condições do saber, é o que nós chamamos de uma “sabedoria” e tal nos parece o objeto da filosofia.
(Piaget, Jean. Sabedoria e Ilusões da Filosofia. Tradução de Zilda Abujamra Daeir. S.Paulo. Difusão Europeia do Livro)
Segundo o texto, o “homem que pensa” é aquele que:
a) tem fé nos seus valores.
b) sintetiza o que acredita e o que sabe.
c) se opõe à sabedoria filosófica.
d) faz pesquisa da verdade científica.
e) afasta de si toda a crença religiosa.
O homem que pensa desenvolve uma reflexão, a fim de fazer
uma síntese entre duas esferas de seu conhecimento: aquilo em
que se acredita e aquilo que se sabe, como vemos em “No homem
que pensa, essa coordenação pode ser raciocinada, no sentido
de que, para fazer a síntese entre aquilo em que acredita e que
sabe (...)”.
Alternativa B
Explicação: