(ESPM -SP) Leia o texto: Aristarco, sentado, de pé, cruzando terríveis passadas, imobilizando-se a repentes inesperados, gesticulando como um tribuno de meetings, clamando como para um auditório de dez mil pessoas, majestoso sempre, alçando os padrões admiráveis, como um leiloeiro, e as opulentas faturas, desenrolou, com a memória de uma última conferência, a narrativa dos seus serviços à causa santa da instrução. Trinta anos de tentativas e resultados, esclarecendo como um farol diversas gerações agora influentes no destino do País! E as reformas futuras? Não bastava a abolição dos castigos corporais, o que já dava uma benemerência passável. Era preciso a introdução de métodos novos, supressão absoluta dos vexames de punição, modalidades aperfeiçoadas no sistema das recompensas, ajeitação dos trabalhos, de maneira que seja a escola um paraíso; adoção de normas desconhecidas cuja eficácia ele pressentia, perspicaz como as águias. Ele havia de criar... um horror, a transformação moral da sociedade! (O Ateneu, Raul Pompeia)
O trecho descreve a personagem Aristarco, diretor do colégio Ateneu. Identifique a afirmação errônea:
a) Expressões como “terríveis passadas ', “repentes inesperados ', “majestoso” caracterizam o autoritarismo da personagem.
b) Expressões como “leiloeiro” e “opulentas faturas” conotam o interesse comercial do diretor, preocupado com os
lucros da escola.
c) A expressão “transformação moral da sociedade” confirma a séria preocupação com um projeto pedagógico e
social, apesar de seu autoritarismo.
d) Expressões como “abolição dos castigos corporais” e “supressão absoluta dos vexames de punição” conferem ao
diretor certo caráter de liberalismo.
e) Depreende-se que expressões como “serviços à causa santa da instrução” e “esclarecendo como um farol diversas
gerações” são irônicas, pois incompatibilizam com a característica autoritária e interesseira do diretor
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Alternativa C é aquela que tem uma afirmativa errônea, porque na verdade a expressão "transformação moral da sociedade", logo depois de "um horror", tem um caráter fortemente irônico, principalmente se lermos todo o texto e percebermos os reais interesses do diretor.
Respondido por
0
Resposta:letra C
Explicação:
Perguntas interessantes