ESPM-SP) — Considere os textos que seguem.
Eu tenho um coração maior que o mundo,
tu, formosa Marília, bem o sabes;
um coração, e basta,
onde tu mesma cabes.
Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu.
Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem sequer as minhas dores.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo.
Assinale a afirmação correta sobre os dois textos.
A
Por pertencer à fase heroica ou iconoclasta do Modernismo, Carlos Drummond de Andrade parodia o lirismo sentimental do árcade Tomás Antônio Gonzaga.
B
Enquanto poeta do Arcadismo, Gonzaga expressa seu sentimento pela musa Marília, o modernista Drummond reporta-se, nesse trecho, às divergências ideológicas.
C
Gonzaga, como muitos árcades, é alheio ao que está a seu redor, já Drummond expressa um sentimento de revolta ante um mundo que não compreende as dores do poeta.
D
Em Gonzaga, o coração do poeta alcança a plenitude com a presença da amada. Em Drummond, o coração é insuficiente para abarcar as próprias dúvidas existenciais.
E
Tomás A. Gonzaga usa a imagem do “mundo” para instigar a musa Marília a aceitá-lo; Drummond retoma o procedimento do poeta árcade, ressaltando o sofrimento por causa da amada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta D
Explicação:
As alternativas A, B, C e E são incorretas, pois:
A) Carlos Drummond de Andrade está vinculado ao Segundo Tempo do Modernismo, período em que escritores amadurecem as propostas de 1922, eliminando exageros sem deixar de dar continuidade às pesquisas estéticas;
B) no excerto de Drummond não existem referências a questões ideológicas, mas reflexões existenciais sobre o próprio ser, provocadas pelos conflitos que se abatem sobre a humanidade;
C) Gonzaga, como árcade, recolhe-se na natureza (locus amoenus) para usufruir o momento de prazer (carpe diem) que a presença da mulher amada lhe causa; Drummond expressa frustração e desencanto perante o mundo ameaçado com a ascensão do fascismo, do nazismo e dos conflitos regionais, como a Guerra Civil Espanhola;
E) Tomás A. Gonzaga usa a imagem do “mundo” como termo de comparação com o sentimento que nutre pela amada.
O poema de Tomás Antônio Gonzaga exalta a sua amada Marília e expõe seu amor e sua afeição a ela (D).
Trechos que ratificam e comprovam isso são:
"tu, formosa Marília, bem o sabes;
um coração, e basta,
onde tu mesma cabes".
Já o poema de Carlos Drummond de Andrade não valoriza a imagem de uma figura amada, mas é um escrito que demonstra angústia, aflição e não satisfação com algo.
Seu coração não admite caber tamanho sofrimento e diz que o mundo é maior que o seu coração, pois nele cabem tristezas e dores imensuráveis.
O trecho que expressa este fato é: "Não, meu coração não é maior que o mundo".
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/22664756