ESPM-SP) —
A um passarinho
Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis.
Deixa-te de histórias
Some-te daqui!
Vinicius de Moraes
A partir da leitura do poema e da observação da imagem, assinale a afirmação correta.
A
Tanto no texto poético quanto na imagem fica evidente que a fonte de inspiração para a prática literária são os elementos da natureza.
B
Enquanto a imagem mostra a alienação de vários leitores, o poema de Vinicius de Moraes sugere o engajamento do escritor com personagens históricas.
C
O texto poético diz que a produção literária é consequência da tristeza; a imagem deixa claro que só se faz poesia com a distração.
D
O poema de Vinicius e a imagem apresentam a ideia de que a poesia é algo fugidio, volúvel, consequência também de um estado de espírito.
E
A noção de que poesia e prosa são gêneros distintos fica evidente no texto poético; já a imagem não discrimina qualquer tipo de leitura literária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta D
Explicação:
As alternativas A, B, C e E são incorretas, pois:
A) o poema A um passarinho, de Vinicius de Moraes, sugere a ideia de que a poesia resulta do sentimento de tristeza e nostalgia que domina o eu lírico;
B) nem a imagem pretende assinalar a distração de leitores, nem a referência a Anchieta e Assis no poema tem a ver com o engajamento do poeta com figuras históricas. O nome de Anchieta representa a prosa do Padre José de Anchieta e Assis, a cidade onde nasceu São Francisco, protetor dos animais e com poder de afastar o passarinho;
C) a imagem não pretende associar produção poética à distração, mas sim a outros gêneros literários;
E) no poema, não existe menção ao fato de que poesia e prosa são gêneros distintos, enquanto a imagem passa essa sensação, pois os personagens mergulhados em diversas leituras contrastam com o último da fila, que é absorvido pelo voo de uma borboleta.
Assim, é correta apenas D, pois tanto o poema de Vinicius quanto a imagem apresentam a ideia de que a poesia é algo fugidio, volúvel, consequência também de um estado de espírito.