( ESPM SP /2018) Leia o texto a seguir Nas cartas aeronáuticas , as aerovias são marcadas com os nomes, rumo magnético ( orientação pela bússola ) de cada sentido e altitude mínima que o avião deve seguir. Um avião que voa de Brasília a Goiânia , por exemplo , deve pegar a aerovia W10. No trajeto mencionado entre as duas cidades no texto , o piloto :
Irá de uma região brasileira à outra.
Irá aumentar sua latitude de uma cidade em relação à outra .
Ficará na mesma unidade federativa
Irá diminuir sua longitude , pois seguirá em direção norte .
irá enfrentar tempestades tropicais , pois seguirá em direção a outro domínio climático .
OBSERVAÇÃO: EU SEI QUE A RESPOSTA É A B.
MINHA DÚVIDA É: SE A LATITUDE ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR É NEGATIVA, POR QUE NA QUESTÃO NÃO DIMINUI A LATITUDE, TENDO EM VISTA QUE GOIÂNIA ESTÁ MAIS AO SUL QUE BRASÍLIA? É COMO SE BRASÍLIA FOSSE -2 E GOIÂNIA -4, OU SEJA, DE BRASÍLIA PRA GOIÂNIA DIMINUI A LATITUDE.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
não existe latitude negativa. Latitudes abaixo da linha do Equador são chamadas de Sul, e latitudes acima de Norte.
Se goiânia está mais ao Sul, é como se Brasília fosse latitude 2 º Sul, e o Goiânia 4º Sul. Como 4 > 2, a latitude aumentou.
Independentemente de você estar no hemisfério Sul ou Norte, quanto mais próximo dos polos, maior é a latitude. Quanto mais próximo da linha do Equador, menor.
Explicação:
xavieranderson192:
Entendi. Seguindo essa lógica, por que existem os termos "latitude negativa" (abaixo da linha do equador) e "longitude negativa" (à esquerda do meridiano de Greenwich)? Devido a existência desses termos, errei a questão :/
Perguntas interessantes