(ESPM) A disposição das palavras numa frase não é evidentemente aleatória. No entanto, frases de jornais acabam apresentando, vez ou outra, sentido estranho ou ambíguo por conta da ordem dos termos. Assinale o item que não se enquadre em nenhum desses aspectos semânticos.
A)
Jogadores fogem pelos fundos de nove torcedores.
B)
Lula é cobrado por violações na China.
C)
Estudo de cientista português com DNA de jumentos de 52 países indica origens.
D)
Fiscais vão percorrer estacionamentos pagos diariamente.
E)
Polícia diz ter suspeitos de ataque em série.
Soluções para a tarefa
A) Jogadores fogem pelos fundos de nove torcedores.
Neste trecho, além de ocorrer sentido de ambiguidade, a relação entre as palavras não apresentam coerência textual.
Por exemplo, a existência de excessos de pontuação, sendo eles o ponto (.) e a vírgula (,), algo que não interfere na coesão textual e na coerência.
O texto utiliza como recurso o uso de apenas substantivos, separados por vírgulas e pontos, à respeito de ações do cotidiano, não havendo a existência de advérbios, verbos, orações com sujeito determinado, aposto e predicativo.
Resposta:
E) Polícia diz ter suspeitos de ataque em série.
Explicação:
Com exceção da alternativa E, há ambiguidade em todas as demais.
Na alternativa A, entende-se que os jogadores fugiram de nove torcedores pelos fundos [de algum local] ou que fugiram pelos fundos dos torcedores [o que não faz sentido, mas é possível compreender].
Na alternativa B, entende-se que Lula foi cobrado pelas violações que a China fez ou por fazer violações na China.
Na alternativa C, entende-se que o estudo português foi com base no DNA de jumentos ou que o cientista português possui DNA de jumentos [o que também não faz sentido, mas é possível compreender].
Por fim, na alternativa D, entende-se que os fiscais vão percorrer diariamente os estacionamentos pagos ou que vão percorrer os estacionamentos que são pagos diariamente.
Espero ter ajudado.