(Espm 2019) O texto está relacionado a: *
1 ponto
a) O texto acima está se referindo aos pretores, que comandaram Roma durante décadas, além disso, podiam convocar guerras e derrubar os reis, além de terem o poder de fechar o Senado quando achassem necessário.
b) O texto apresenta as características da assembleia centuriata, que continha nela, dois representantes principais, sendo eles os mais poderosos da monarquia, que com a República e a fortificação do exército, passaram a dominar os romanos.
c) Aos cônsules; nesse período havia dois cônsules que se dividiam no poder. Juntamente com o Senado, eram eles que comandavam a República, ficando apenas abaixo do Ditador, escolhido pelo Senado, que governaria Roma por seis meses, apenas em caso de grave ameaça à República.
d) Aos ditadores, nesse período, havia dois ditadores, cada uma governava uma metade de Roma, tendo em vista que a cidade era dividida ao meio por uma grande muralha, conhecida até os dias de hoje, como uma das mais belas obras do mundo antigo.
“Consideremos o significado da palavra república. Ela vem do latim res publica, que quer dizer ‘coisa de todos’. Denomina-se, portanto, uma forma de governo em que o Estado e o poder pertencem ao povo. No entanto, o que se observou na fase inicial da república romana foi a instalação de uma organização política dominada apenas pelos patrícios. Não houve a distribuição do poder entre todos, pois a maioria da população, os plebeus, não tinha, inicialmente, o direito de participar das decisões políticas. Isso gerou grandes conflitos.”
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. Vol.1, 2ª ed.São Paulo: Saraiva, 2013. p. 124.
2. Por conta da situação acima mencionada, os plebeus iniciaram uma longa luta em busca dos seus direitos, assim conquistaram leis importantes, sobre a qual é correto afirmar que *
1 ponto
a) a “Lei das XII Tábuas” fazia com que o acesso as leis fosse exclusividade dos plebeus, tirando o direito dos patrícios de poderem questionar qualquer coisa que não concordassem.
b) a “Lei Canuleia” autorizava o casamento entre patrícios e plebeus. Essa foi uma das formas em que os plebeus conseguiram ascender socialmente, e assim, formar um novo grupo social durante esse período, que ficou conhecido como Nobilitas.
d) a “Lei Centuria” dava aos plebeus e patrícios, direitos iguais no exército, assim, ambos poderiam servir e subir de patentes, partindo de um lugar comum. Essa lei possibilitou que o exército tivesse grandes comandantes plebeus.
e) a proibição da escravização no território romano, permitiu que nenhum romano voltasse a ser escravizado. Logo essa proibição se estendeu para outros povos, acabando com a escravidão na Roma Antiga.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 c
2b
Explicação: comfia./
1. Sobre o texto e a república podemos afirmar que o texto está relacionado com c) Aos cônsules; nesse período havia dois cônsules que se dividiam no poder. Juntamente com o Senado, eram eles que comandavam a República, ficando apenas abaixo do Ditador, escolhido pelo Senado, que governaria Roma por seis meses, apenas em caso de grave ameaça à República.
No período em que o texto retrata existe a presença de cônsules que faziam um movimento de divisão do poder que podem se juntar com o Senado em um processo de comando da República. Esses cônsules estariam apenas abaixo do ditador.
O que é república?
A República é um movimento político em que o governo se estrutura em condições consideradas como fundamentais, sendo elas a presença de um número considerativo de pessoa, uma comunidade que apresente interesse e finalidades em comum e um sendo de direito que se estabelece entre a sociedade.
Saiba mais sobre república em https://brainly.com.br/tarefa/32989001
2. Sobre os plebeus e a luta por direitos podemos afirmar que b) a “Lei Canuleia” autorizava o casamento entre patrícios e plebeus. Essa foi uma das formas em que os plebeus conseguiram ascender socialmente, e assim, formar um novo grupo social durante esse período, que ficou conhecido como Nobilitas.
Os plebeus buscavam seus direitos e asseguraram leis para suas proteções como a Lei Canuleia que assegurou a ascensão social dos seus grupos em um período que foi reconhecido como Nobilitas.
O foi a lei Canuleia?
Lei Canuleia é uma lei datada do ano de 445 a.C., sendo uma lei romana que permitia aos plebeus que pudessem se casar com os patrícios, sendo esse um grupo social considerados como superior. É uma lei considerada também como uma conquista durante a república romana que estipulou um direito para os plebeus.
Saiba mais sobre Lei Canuleia em https://brainly.com.br/tarefa/12407711
Espero ter ajudado.