ESPM - 2017) - Centrando-se, assim, no moderno, [...] faziam apologia da velocidade, da máquina, do automóvel (“um automóvel é mais belo que a Vitória de Samotrácia”, dizia Marinetti no seu primeiro manifesto), da agressividade, do esporte, da guerra, do patriotismo, do militarismo, das fábricas, das estações ferroviárias, das multidões, das locomotivas, dos aviões, enfim, de tudo quanto exprimisse o moderno nas suas formas avançadas e imprevistas. (Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários, Cultrix, p.234) O texto acima define um dos primeiros “ismos” das vanguardas artísticas europeias que sacudiram o século XX. Trata-se do: a) - Cubismo b) - Futurismo c) - Surrealismo d) - Dadaísmo e) - Impressionismo
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa correta é a letra b) Futurismo.
O texto discorre sobre o movimento literário e artístico chamado de Futurismo, em que, a partir da ruína das obras anteriores, as obras eram direcionadas a um tempo futuro.
O Futurismo foi um movimento popular na França e na Itália que tinha uma forte identificação com o fascismo. Desta forma, inspirado no abstracionismo e no cubismo, as obras deste movimento foram bastante pontuadas pelo patriotismo e pela violência do militarismo, tendo como outras características a tentativa de captar a velocidade e o movimento real e a vida moderna.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa B) Futurismo
Explicação:
Este fragmento descreve o Futurismo, uma vanguarda europeia que cultuava a velocidade, a máquina, as invenções, glorificando o mundo moderno industrializado e propondo experimentos estéticos que refletiam essa aceleração e dinamismo. Entusiastas também do patriotismo, muitos de seus seguidores acabaram por apoiar declaradamente o fascismo italiano, de Benito Mussolini.