Especifique, de forma detalhada, por
que e de que forma a Terra parou.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Dia em que a Terra Parou, de Raul Seixas. Em certo trecho da canção, Seixas diz que “o professor não vai sair pra dar aula, porque ele não tem mais nada pra ensinar”, como se fosse um momento que põe abaixo todas as certezas e os conhecimentos. “E o que eu acho aqui, agora, é o contrário, o professor é quem tem muito para ensinar, assim como o médico tem para curar.” Segundo o colunista, neste momento de obscurantismo, a ciência e o conhecimento são os grandes valores a nos ajudar.
Explicação:
De certa forma, parece que seremos forçados, enquanto civilização a pagarmos a conta da negação do perigo do não reconhecimento de nossa vulnerabilidade e de nosso pertencimento ao todo. Quisemos crer que fechados em condomínios, carros blindados, assegurados por cargos de prestígio, ações na bolsa, reservas financeiras, palácios privados, títulos, influências políticas, informações privilegiadas, conhecimentos, suplementos vitamínicos, aparelhos tecnológicos, circuitos de deslocamento protegidos, tudo isso que ajudou a alimentar até aqui um selvagem império do valor do capital em detrimento do valor da vida, e que atuou até mesmo em nome de hipocritamente “garanti-la”, revela-se na sua mais absoluta impotência. Aliás a expansão mundial do corona começa pelos mais abastados, supostamente os mais protegidos, os que podiam viajar.
Borbulham as teorias da conspiração que tentam descobrir culpados pela infestação. Bioterrorismo americano contra os chineses, aproveitando-se do acolhimento nos Jogos Militares de outubro de 2019 em Wuhan? Ouvi falar também em golpe de mercado chinês, vocês acreditam? É tanta coisa que lemos, vemos, escutamos... Das mais pertinentes às mais absurdas...Mas agora o que importa nessa guerra na qual somos todos reféns, é que as bombas e estilhaços atingem a todos implicando que as ações solidárias que visam o coletivo, não são mais opcionais, salvo se se optar por ações suicidarias ou assassinas.
Seja o que for que venha a acontecer depois dessa onda, porque certamente se trata de uma onda, vai passar. O mundo não será mais o mesmo. Sua penalidade será o trabalho forçado de reinvenção de nossos hábitos, nossas relações pessoais, familiares, nossos modelos de trabalho, nossa economia, nossos sistemas políticos, nossa organização sanitária, nossa relação com as ideologias ...
De súbito uma consciência planetária se adensa nesse momento, pela experiência radical de um contágio que revela que estamos ameaçados porque somos todos da mesma raça – a raça humana.