Biologia, perguntado por lorranellaacerda, 2 meses atrás

Espécies introduzidas, também conhecidas como espécies não nativas, exóticas ou alóctones, são aquelas que o ser humano desloca, seja intencional ou acidentalmente, dos locais onde nasceram, para novas regiões. Algumas espécies introduzidas perturbam as comunidades adotivas onde se estabelecem, geralmente através da predação de espécies nativas ou ao vencerem a competição por recursos com essas espécies. Veja um exemplo de uma espécie de serpente arborícola marrom que foi introduzida na Ilha de Guam na condição de "passageira clandestina", em um cargueiro militar após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, 12 espécies de aves e 6 espécies de lagartos foram extintas de Guam, em decorrência da predação pelas serpentes. A espécie humana tem introduzido muitas espécies deliberadamente com boas intenções, mas com efeitos devastadores. Na Brasil, um bom exemplo de espécie invasora, com consequências desastrosas, é a do Javali (Sus scrofa scrofa). Originário da Europa, o javali foi trazido para ser criado e escapou ao cultivo. Atualmente ele causa grandes impactos no meio natural, de forma direta e indireta. Seu desafio será fazer uma procura e listar algumas espécies de animais vertebrados que não são nativos e que foram introduzidos no Brasil. Você vai ficar surpreso com a quantidade de animais que foram introduzidos aqui!

Soluções para a tarefa

Respondido por antoniopedro2284
0

Entre as principais espécies não nativas brasileiras, temos: sagui, tilápia-do-nilo e Tartaruga-tigre-d'àgua.

Espécies introduzidas no Brasil

Espécies introduzidas em uma determinada região, são potencialmente perigosas, pois elas vivem de maneira peculiar que não é encontrada naturalmente naquele ambiente, afetando assim, todo um ecossistema regional. Vejamos algumas peculiaridades de algumas delas a seguir:

Sagui - imagem 1

Sendo comum no sudeste, o Sagui causa um desequilíbrio ambiental por serem animais generalistas, que comem de tudo, atacando ninhos, comendo ovos e pequenos passaros e etc.

Tilápia-do-nilo - imagem 2

Por conta da sua característica invasora, essa espécie causa um grande desequilíbrio por se estabelecer em áreas de refúgio, afetando assim a vida de outras espécies nativas.

Tartaruga-tigre-d'àgua - imagem 3

Sendo resultado da soltura pós domesticação, essa espécie em ambiente natural, compete por habitats, possui uma uma grande capacidade invasora e ainda transmite doenças.

Para aprender mais sobre espécies não nativas, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/52408442

#SPJ1

Anexos:
Respondido por cassiacabo79
0

Resposta: As espécies introduzidas não são apenas um problema no Brasil, e sim mundial. Elas influenciaram cerca de 40% das extinções registradas, desde 1750, e custam bilhões de dólares por ano em danos e esforços.

Veja uma tabela com o nome científico e o nome popular de animais introduzidos no Brasil:

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes