especialmente militares”.
CASTANHA, A. P. A Introdução do Método Lancaster no Brasil: história e historiografia. Caxias do Sul: ANPED SUL, 2012.
Diante das afirmações do excerto, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Alternativa 1:
O Método Lancasteriano chegou ao Brasil, pois a elite ilustrada acreditava que algumas iniciativas inglesas da área da instrução pública deveriam e podiam ser imitadas.
Alternativa 2:
O Método Lancasteriano esteve presente no Brasil desde a chegada dos padres jesuítas em 1549. Acreditava-se que estes seria o melhor método para que os nativos fossem educados na instrução elementar.
Alternativa 3:
O imperador, Dom Pedro I do Brasil, em 1823, declara em uma assembleia constituinte a iniciativa de uma escola de ensino mútuo pela facilidade e precisão com que desenvolve o espírito e prepara para a aquisição de novas e mais transcendentes ideias.
Alternativa 4:
Em 15 de outubro de 1823, foi instituída a primeira lei sobre a educação primária (data essa que gerou o dia dos professores que comemoramos na atualidade) e em meio aos seus 15 artigos, cita-se oficialmente o uso do Método de Ensino Mútuo, ou Método Lancasteriano.
Alternativa 5:
O Método Lancasteriano era um sistema de ensino com monitores auxiliando os demais alunos. O monitor seria aquele que revela mais destreza, bom comportamento e geralmente mais adiantados que os demais. O professor ficaria em um lugar específico na sala, em uma espécie de tablado ou palco mais elevado de onde possa ver toda a sala a um só golpe de visão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa que melhor se refere ao Método Lancasteriano e sua aplicação na nossa sociedade é a número 5.
Joseph Lancaster foi um pedagogista Europeu que teve grande influência na educação do período, (1778-1838). O método Lancaster, era conhecido também como método monitorial.
Para o autor, o mútuo possuía relação com a troca onde um aluno poderia ajudar os demais.
Também chamado de ensino monitorial ele era diferente dos métodos utilizados no passado, pois utilizava alunos que se destacam dos demais como monitores, estes que se tornavam responsáveis por contribuir para o ensino do restante do grupo.
Perguntas interessantes