“Especialmente ao longo do século XX, com os estudos de Piaget, Vygotsky, Luria, Paulo Freire e outros, a noção de saber e de aprendizagem mudou, como parte do movimento de mudanças de visões de mundo que levaram ao que hoje chamamos de Novo Paradigma Sistêmico. Este não ficou isolado no campo das ciências, mas influenciou as pessoas nas mais variadas áreas, especialmente a educação. Bartholo (2003) nos relembra que o paradigma cientifico tem como características a linearidade, a verdade e a objetividade; a realidade se constitui de certezas e ordem, a explicação do universo é única e coerente e não sobra lugar para a dúvida. Na educação, esta realidade é determinada pelo saber e saber é poder.” Dentro desse contexto, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas: I. A grande mudança paradigmática que ainda estamos vivendo tem como base o questionamento (mas não a negação pura e simples) do suposto saber hegemônico possuído por alguns poucos sábios privilegiados e a abertura para um outro saber: o saber local, não sistematizado pela Academia, mas presente na vida das pessoas com os seus variados níveis de instrução. O saber do homem simples e analfabeto do campo, o saber das famílias e comunidades. Segundo Maturana e Varela (2002), conhecer este saber não formal nos possibilita a validação de novas visões do mundo, que passam a ser compreendidas e valorizadas, às vezes questionando, mas também se somando ao conhecimento científico, em um relacionamento de cooperação, com criação de vínculos entre as diversas formas e instâncias de conhecimento. PORQUE II. Nesta nova perspectiva, a construção de uma sociedade mais inclusiva é tarefa que demanda esforços de todos os setores e a escola não fica de fora dessa empreitada. Ao incorporar estudantes portadores de deficiências, a instituição não só contribui para o desenvolvimento desses indivíduos, mas também com a formação de todos os discentes e comunidade escolar e avança em seu papel social, contribuindo para a construção de um país mais tolerante e com menos preconceitos. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. b. As asserções I e II são proposições falsas. c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
78
Olá!
Podemos compreender que a primeira alternativa apresenta-se corretamente evidenciada, haja vista que o entendimento da variedade de conhecimentos em comunidades tão plurais entre si é de extrema importância para o respeito dessas diversidades.
Todavia, podemos compreender que embora correta, a segunda assertiva não atua como complemento ou justificativa da primeira. Logo, e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respondido por
97
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás