especialidade de cultura indigena respondida
Soluções para a tarefa
1. Porque os nativos das Américas foram chamados de índios pelos europeus?
Os nativos brasileiros foram chamados de índios pelos portugueses por engano. Quando os europeus chegaram ao nosso continente, a América, eles chamaram as pessoas que viviam aqui de índios porque pensavam que tivessem chegado à Índia.
2. Listar 5 utensílios domésticos produzidos pelos índios de sua região, utilizando materiais naturais. Fazer um destes itens e demonstrar o uso para a seu instrutor.
Cuia de cabaça, Colher de madeira, Concha de coco, Copo de bambu, Faca de pedra.
3. Listar 15 alimentos ou prato típico introduzidos na cultura gastronômica de seus países pelos índios.
Açaí, Bacaba, Beiju, Bolo de macaxeira, Cocada, Farinha, Guaraná, Milho assado, Paçoca, Peixe frito, Polvilho, Tacacá, Tapioca, Tucupi, Xibé (mingau de farinha).
4. Citar 5 hábitos culturais da atualidade em seu país herdados dos índios.
Dormir de rede, Andar descalço, Linguagem, Plantas medicinais, Tomar banho todos os dias.
5. Listar 10 palavras de origem indígena incorporadas a língua oficial de seu país.
Abacaxi, Pipoca, Caboclo, Canga, Catapora, Gambá, Toró, Anahi, Canjica,Canoa
6. Relacionar 5 lugares (estados, cidades, etc.) em seu país que possui nome indígena e dê o significado de cada um deles.
Atibaia: Ave Sã; Bocaiúva: Palmeira; Caramuru:Homem de Fogo; Ibirapuera: Pau podre ou árvore apodrecida; Ipanema: Água ruim;
7. Conhecer 5 rochas e/ou minerais e saber como eram usados pelos índios.
Silicatos hidratados de alumínio: tintas, vernizes, pigmentos e revestimentos devido ao elevado poder de cobertura, opacidade, elevada alvura, fácil dispersão e elevada resistência à abrasão/lavabilidade.
Massapê: fabricação da cerâmica marajoara;
Sílex: fabricação de instrumentos de caça e pesca, bem como armas de guerra.
Nefrita: é uma pedra que era muita usado com adornos para o corpo.
Cerâmica Indígena/Argilas: são bastante apreciadas para a fabricação
de cerâmica.
8. Explicar como, e com quais materiais, os índios produziam seus arcos e flechas.
ARCO: Madeira da palmeira "mbokajá", revestida com trançado de tiras de casca do phylodentron "guembepi" e tiras de taquara "takuapi", presas com cera. A corda é feita com fibra de imbira.
FLECHA: madeira da palmeira "mbokajá" ou, para brinquedos, cana de taquara "takuapi". Penas de papagaio presas com tiras do phylodentron "guembepi".
9. Listar 5 pratos da culinária indígena feitos com mandioca. Apresentar as receitas e demonstrar habilidade no preparo de, ao menos, 2 desses pratos.
Tacacá
O tacacá surge a partir do sumo da mandioca cozida, chamado manipueira, no processo de fabricação de farinha de mandioca, misturado com caldo de peixe ou caldo de carne, alho, pimenta e sal.
Pirão
preparado com diferentes tipos de caldos com a mistura da farinha de mandioca com a água em que foram cozidos peixes
Canjica
A canjica era uma pasta de milho puro até receber o leite, o açúcar e a canela dos portugueses, ganhando adaptações de acordo com o preparo, como o mungunzá, nome africano para o milho cozido com leite, e o curau, feito com milho mais grosso.
Pamonha
A pamonha era um bolo mais grosso de milho ou arroz envolvido em folhas de bananeira. Fabricavam também bebidas alucinógenas para reuniões sociais ou religiosas como a jurema no Nordeste.
Tapioca
Tapioca ou goma é a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada.
10.O que são pinturas rupestres indígenas? E qual o lugar mais próximo onde podem ser encontradas?
A arte rupestre foi produzida na pré-história e apareceu antes do surgimento da escrita. Ela possui características diferentes nos períodos Paleolítico e Neolítico, refletindo o modo de vida em cada época. Inclui pinturas, esculturas e objetos (ou fragmentos deles). As pinturas eram feitas em rochedos e paredes de cavernas, por isso receberam o nome de pinturas rupestres.
Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
Santana do Riacho, na Serra do Cipó, em Minas Gerais
Lagoa Santa, Minas Gerais
Esta tipologia abrange a produção artesanal que utiliza as borrachas naturais, que é o produto sólido obtido pela coagulação de látices de determinados vegetais,
· Ceras
As ceras são matérias-primas maleáveis produzidas tanto por animais, como extraídas de vegetais. Como, por exemplo, a cera de abelha, muito utilizada na modelagem de miniaturas de figuras humanas, animais e réplicas de casas.
A parafina é derivada do petróleo, matéria-prima essencial na fabricação de velas, por sua propriedade combustíveis. Outras aplicações comuns à parafina incluem: cosméticos, giz de cera, tintas, pinturas, entre outros.
· Gesso
O gesso é uma substância produzida a partir do mineral gipsita, composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Normalmente é encontrado na forma de pó branco que, misturado à água, endurece rapidamente, adquirindo forma definitiva de oito a doze minutos.
As massas são resultantes de misturas de materiais, caracterizadas pela sua consistência pastosa e maleável. Entre as mais usadas na produção artesanal estão: a massa de porcelana fria ou biscuit e as argamassas, que tem como componentes básicos cimento, areia e água.
Fibra é a denominação genérica de qualquer estrutura filamentosa, geralmente sob forma de feixe, encontrada nos tecidos animais e vegetais ou em algumas substâncias minerais. São matérias-primas moles e flexíveis e que, trançadas, possuem diversos usos, principalmente na manufatura de cestarias e móveis.
Enquadra-se nesta tipologia todo objeto resultante de intervenções artesanais utilizando os mais diversos tipos de pedras existentes no Brasil.
· Argila
A argila é caracterizada pela textura terrosa, de granulação fina e que adquire plasticidade quando umedecida com água, rigidez após secagem, e dureza após a queima em temperaturas elevadas (cerâmica).
utilizados como materiais para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, destacando-se os objetos de uso pessoal, utilitários, artigos para decoração e instrumentos musicais.
12.Fazer e apresentar a seu instrutor, ao menos, 3 itens de artesanato dentre os listados no requisito anterior.
(Vasilha de argila, vela, peça de gesso)
A identidade cultural de um povo se da através da construção de suas crenças, valores, registro histórico do grupo e suas tradições, e, a partir deste ponto, é possível notar que quanto mais antiga as crenças maior o peso carregado pelos remanescentes desse determinado grupo.
Dentro do processo de aculturação, os índios foram inseridos nos costumes Europeus, que, ao trazerem outras culturas, influindo a Africana para o Brasil, estimularam o crescimento da sociedade, porém, a perda de parte dos valores tradicionais tupiniquins.
Assim, a parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.
As relações de estudo como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de educação e formação do indivíduo, e, como nos referimos a escolarização indígena essa formação é aproveitada de forma coerente quando existe a inclusão em sala.
Por fim, a compreensão dos espaços deve aproximar a população indígena da educação comum e com isso a necessidade de novas fontes de comunicação se fazem necessária para que todos os espaços estejam integrados.
Parcela indígena:
https://brainly.com.br/tarefa/3080123
· Areia colorida
Técnica de composição de imagens com areia colorida em recipientes transparentes. Em geral são usados sedimentos com pigmento natural ou artificial.