História, perguntado por nandogta7993, 9 meses atrás

Espanha e Portugal disputaram o controle de novas terras durante o período das grades navegações . Explique de que modo isso ocorreu e aponte o papel desempenhado pelo tratado de Tordesilhas nesse processo

Soluções para a tarefa

Respondido por guerraarteippa
7

Quando Portugal descobriu o Brasil a Espanha estava começando as suas navegações, e quando encontrou o mesmo território que os portugueses viu uma oportunidade, por isso o tratado de Tordesilhas delimitação que espaço de terra seria dos portugueses e qual seria dos espanhóis.MAS É IMPORTANTE RESALTAR QUE COMO AS TERRAS NÃO HAVIAM SIDO MAPEADAS NINGUÉM SABIA AO CERTO O TAMANHO DE SUAS TERRAS

Respondido por JVNader
2

Espanha e Portugal eram rivais navais, visto que buscavam formas de chegar às Índias para compra e revenda de especiais no Oeste Europeu. Com a descoberta do contorno da África por Portugal, Colombo, navegador à serviço da Espanha, tentou dar a volta ao mundo, crendo que a terra era redonda, e acabou aportando na América Central.

Com a descoberta de terras a Oeste, em 1494, houve um tratado entre Portugal e Espanha para "regulamentar" as posses de terras do chamado "Novo Mundo".

O tratado definiu um meridiano à 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde. Todas as terras após o meridiano pertenciam à Espanha. Todas antes deste pertenciam à Portugal.

A exploração da "América Espanhola" ocorre de imediato, com explorações por toda a costa leste da América Central nos primeiros 20 anos. Já as terras portuguesas ficaram vazias até 1530, quando começou-se a ter explorações e a colonização in-facto. E esta só ocorreu porque franceses e espanhóis começavam a invadir as terras portuguesas.

Perguntas interessantes