História, perguntado por arthursant, 7 meses atrás

Espanha: Ditadura de Franco: Na Espanha, o general Francisco Franco, apoiado por grupos representantes das mais tradicionais instituições da sociedade espanhola, reuniu forças para lutar contra a República espanhola, instalada desde 1931. Em consequência, uma sangrenta guerra civil explodiu em 1936, com o país sendo dividido em dois grupos antagônicos: republicanos, liberais e socialistas, de um lado, e monarquistas, fascistas e tradicionalistas liderados por Franco, de outro. Com apoio militar dos governos de Mussolini (Itália) e Hitler (Alemanha), as tropas de Franco venceram o conflito em 1939. Franco impôs, então, uma ditadura, passando a exercer um controle autoritário sobre diversos setores da vida social: educação, sindicalismo, meios de comunicação e órgãos de segurança. Portugal: ditadura de Salazar: Em Portugal, Antônio de Oliveira Salazar assumiu, em 1932, a presidência do Conselho de Ministros. Concentrou, então, todos os poderes, implantando uma ditadura que deu início a um período da história portuguesa conhecido como Estado Novo (não confundir com o Estado Novo instituído por Getúlio Vargas no Brasil, em 1937). O ditador acabou com a atividade dos diversos partidos políticos portugueses existentes, instituindo um partido único. O movimento dos trabalhadores passou a ser severamente controlado pelo Estado. As principais características da ditadura de Salazar foram: Autoritarismo: partido único com o poder centralizado nas mãos do chefe de Estado. Corporativismo: As corporações trabalhistas eram controladas pelo Estado. Colonialismo: Salazar manteve a posse das colônias portuguesas que, além de importante fonte de renda para Portugal, serviam como prisão para opositores condenados ao exílio. Repressão e propaganda: Da mesma forma que os outros regimes fascistas, a ditadura de Salazar censurou a imprensa, utilizando-a como instrumento de propaganda.
1) Qual a importância das colonias portuguesas durante a ditadura de Antônio salazar?

2)qual a importância dos governos de mussoline e se hitler para a implantação da ditadura de fraco na Espanha?

Soluções para a tarefa

Respondido por luizgehlen
2

Resposta:1 Estado Novo foi o regime político ditatorial, autoritário, autocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos ininterruptos, desde a aprovação da Constituição de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.

2 Ditadura. Em 1936, por meio do golpe contra a República Espanhola, Francisco Franco e o Movimento Nacional passaram a controlar parte da Espanha. ... Com a derrota de seu grupo de apoio – o Eixo –, Franco promoveu uma “desfascitização” de seu governo. De toda forma, o franquismo foi um governo ditatorial e conservador.

Explicação:marca como melhor resposta ✌️


arthursant: MUITO OBRIGADO
Respondido por EaterOfPusy
1

1) A ditadura de Salazar tinha um caráter muito nacionalista que buscava um "passado glorioso" da nação que no século 21 já tinha perdido muito de seu poder, sendo muito mais fraca que Portugal nas Grandes Navegações. A perda de suas colônias poderia afetar gravemente esse sentimento nacionalista e o país poderia perder vários recursos extraídos em suas colônias.

2) Franco foi apoiado por Hitler e Mussolini por sua ideologia anticomunista e sua filiação à Falange, que era um partido fascista. Sem o apoio bélico desses países é possível que os Republicanos venceriam a Guerra Civil Espanhola, já que eram apoiados pela União Soviética.

Perguntas interessantes