Esmeralda, de 45 anos de idade, há cercade um ano sente dor e rigidez matinal na mãodireita, o que dificulta a realização de suasatividades de vida diária e de suas atividadesprofissionais como faxineira em domicílios.No atendimento na Unidade Básica de Saúde desua região de moradia, verificou-se que elasentia dor e apresentava inchaço e inflamaçãointensas nas articulações metacarpofalangianas(do segundo ao quinto dedos da mão direita). Foiencaminhada a um ambulatório de especialidadespara avaliação. Após estabelecer o diagnóstico deartrite reumatóide, o reumatologista doambulatório a encaminhou ao terapeutaocupacional que, depois da avaliação, deu inícioao acompanhamento de Esmeralda.Considere as informações do texto, que Esmeralda sejadestra e as figuras a seguir.Assinale a opção que contém os números das figuras quecorresponderiam a indicações apropriadas do terapeutaocupacional quanto a medidas preventivas a seremadotadas pela paciente no período subseqüente ao dainflamação intensa das articulações metacarpofalangianas.A 1 e 2B 5 e 6C 1, 3 e 4D 2, 4 e 5E 3, 4 e 6
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C.
A artrite rematóide, doença que acomete Esmeralda, é considerada como uma inflamação crônica nas articulações, tendo o sistema imunológico atacando os próprios tecidos do corpo. No caso da Esmeralda, essa doença se estende do segundo ao quinto dedo da mão direita, por inflamar as articulações metacarpofalangianas.
Como medidas de prevenção o terapeuta ocupacional pode solicitar que Esmeralda ao colocar a bolsa nos ombros ela fique com o braço dobrado, para que não despenda força e peso para todo braço (figura 1). Já ao segurar uma panela, Esmeralda deve colocar a mão direita embaixo junto de um pano e a esquerda segurar o cabo (figura 3). E, por último, ao mexer com uma colher dentro da panela, segurar a colher com a mão fechada (figura 4).
Espero ter ajudado !