Esforços de conservação são geralmente dirigidos à proteção de espécies cuja população encontra-se em declínio e ameaçada de extinção. Pequenas populações estão sujeitas a um rápido declínio em número e à extinção local devido a três razões principais: i. incerteza demográfica; ii. incerteza ambiental; iii. incerteza espacial. Elaborada pelo professor. Considerando as estratégias de conservação de espécies, analise as asserções a seguir. I. Mudanças imprevisíveis nos fatores ambientais, tais como enchentes, tempestades, terremotos, incêndios, erupções vulcânicas e grandes secas, são características de incerteza espacial que afetam as pequenas populações. II. Pequena área de habitat, aumento da distância entre os fragmentos e aumento na proporção de habitats de borda são características de incerteza ambiental que afetam as pequenas populações. III. Variações na “qualidade” genética dos indivíduos com relação à sua capacidade de sobreviver e reproduzir são características de incerteza demográfica que afetam as pequenas populações. IV. Variações de ação predatória, competição, incidência de doenças e suprimentos de alimentos são características de incerteza ambiental que afetam as pequenas populações. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas, Alternativa 2: III e IV, apenas. Alternativa 3: I, III e IV, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Alternativa 3: I, III e IV, apenas.
A incerteza espacial que afeta as pequenas populações caracterizam as mudanças imprevisíveis, como por exemplo, as enchentes, as tempestades, os terremotos, os incêndios, entre outros.
As variações qualitativas genéticas dos indivíduos estão relacionadas à sua capacidade de sobrevivência e reprodução que caracterizam a incerteza demográfica. Já as variações de ação predatória também provocam incertezas ambientais nas pequenas populações.
Bons estudos!
Perguntas interessantes