Esfera Pública e Privada
Você já deve ter ouvido aquele ditado popular: assuntos considerados polêmicos como: assuntos considerados polêmicos como: futebol, politica e religião, não se discutem! Pois bem, politica é a arte ou a ciência de governar. Neste processo de governo, ideias politicas e experiências políticas podem ser compartilhadas com pessoas que pensem da mesma forma ou diferente, depende dos interesses pessoais. Às vezes se constroem, em bases não tão sólidas. Já a religião ajuda o ser humano a conectar-se com o que acredita ser sagrado, construindo experiências de fé e esperança. Experiências estas que podem ser compartilhadas tanto com pessoas que creem da mesma forma, quanto as pessoas que acreditam de maneiras diferentes. As vezes ocorre a intolerância religiosa e desavenças politicas, mas, são assuntos para muito diálogo e debates necessários para alinhar as ideias ou reconhecer os excessos.
De acordo com o texto, responda:
1- O que acontece no processo de governo político?
2- Ea religião em que ajuda o ser humano?
3- O que significa a intolerância religiosa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - O conceito de Poder Social que envolve as relações humanas em sociedade quanto à função de mediação de conflitos da política. Isso, entretanto, está inserido em um contexto específico no Estado moderno: o monopólio do uso da força. De maneira concisa, isso quer dizer que o poder político do Estado moderno sustenta-se no domínio exclusivo do uso da violência de forma legítima, o que, em contrapartida, não quer dizer que o poder político configura-se pela utilização da violência, mas, sim, pelo controle da utilização dessa força como forma coativa. Em outras palavras, o poder político configura-se pela exclusividade do uso da força em relação a um conjunto de grupos que formam um mesmo contexto social.
2- O ser humano encontra na religião a moral , que por muitas vezes lhe foi restringida por "N" condições . Precisamos ter em mente que o principal papel de qualquer religião é vivencialmente social. Acredita se que a Religião tem um forte papel de ressocialização.
3- A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. O agressor costuma usar palavras ofensivas ao se referir ao grupo religioso atacado e aos elementos, divindades e hábitos da religião. Há casos em que o agressor desmoraliza símbolos religiosos, destruindo imagens, roupas e objetos ritualísticos. Em situações extremas, a intolerância religiosa pode se tornar uma perseguição
Fonte: Agência Senado
Explicação: