(EsFCEx)Leia o trecho a seguir: Uma estrutura de repetição é uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza e repete diferentes ações, dependendo se uma condição for verdadeira ou falsa, em que a expressão é processada e transformada em um valor booleano. Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre Repetição, analise as afirmativas a seguir: I. Em uma estrutura de repetição do tipo PARA, o controle do laço é feito pelo uso de uma variável lógica, que é iniciada como VERDADEIRA, encerrando o laço ao ter seu valor modificado para FALSO. II. Na estrutura de repetição do tipo ENQUANTO, o teste do controle é realizado por um teste lógico, no início do laço, e se esse teste for FALSO, logo na primeira execução, o laço não será executado nenhuma vez. III. Apenas as estruturas de repetição do tipo PARA e REPITA possuem controle do laço por meio de variáveis lógicas. IV. Na estrutura de repetição do tipo REPITA, o laço é executado pelo menos uma vez, pois o controle é realizado no final do laço apenas. Está correto o que se afirma em:
a- apenas I
b- apenas II
c- III e IV
d- II e IV
e- apenas a afirmativa IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D. II e IV
Explicação:
A afirmativa I está incorreta, pois a em uma estrutura de repetição do tipo ENQUANTO é que o controle do laço é feito pelo uso de uma variável lógica, que é iniciada como VERDADEIRA, encerrando o laço ao ter seu valor modificado para FALSO.
A afirmativa II está correta, pois o computador só entra na estrutura ENQUANTO se a expressão pré-estabelecida for verdadeira.
A afirmativa III está incorreta, pois as três estruturas de repetição, ENQUANTO, PARA e REPITA possuem controle do laço por meio de variáveis lógicas.
A afirmativa IV está correta, pois na estrutura REPITA sempre será executado o primeiro laço, visto que o controle é feito no final do laço
Resposta:
A
Explicação:
Letra A. Tendo em vista que a estruturação do comando enquanto é ENQUANTO <expressão booleana> FACA <instruções a serem executadas enquanto a expressão booleana resultar em VERDADEIRO> FIMENQUANTO; o pseudocódigo referente ao diagrama mostrado na figura é: enquanto () faça
enquanto () faça
<instruções>
fim_enquanto
fim_enquanto