ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - ECD
A Escrituração Contábil Digital - ECD - foi instituída para fins fiscais e previdenciários e deverá ser transmitida pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas, ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), e será considerada válida após a confirmação de recebimento do arquivo que a contém e, quando for o caso, após a autenticação pelos órgãos de registro.
Estão compreendidos nesta versão digital os seguintes livros:
a) Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
b) Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
c) Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Os livros contábeis emitidos em forma eletrônica devem ser assinados digitalmente, utilizando-se de certificado de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a fim de garantir a autoria do documento digital.
A partir de 2016, a ECD será transmitida anualmente ao Sped até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira a escrituração.
Proposta de discussão em nosso fórum.
No texto podemos perceber que a escrituração digital tem por objetivo padronizar a declaração das informações contábeis das empresas. Esta é uma tendência na área contábil e fiscal.
Nesse sentido, analise e poste sua reflexão a respeito do processo de digitalização da escrituração contábil e fiscal no Brasil. Quais as consequências deste processo para empresas e para o próprio Fisco?
Soluções para a tarefa
Resposta
O processo de digitalização da escrituração contábil e fiscal no Brasil traz consigo uma série de prós para empresas e Fisco, visto que leva a uma simplificação das atividades contábeis e sua fiscalização.
No que diz respeito às empresas, as atividades contábeis ganham em rapidez/agilidade com softwares especializados para efetuar cálculos de impostos, folhas de pagamento, bem como auditorias digitais, por exemplo.
Além da agilidade, com a automatização há uma redução de equívocos nas atividades contábeis, evitando a necessidade correção, ou seja, de retrabalho.
Todas essas características, levam ainda a redução de custo para as empresas com as atividades contábeis.
Mas as vantagens não são restritas apenas para as empresas, eles se estendem também ao Fisco, destacando-se uma fiscalização mais rápida, menos burocrática e, portanto, mais eficiente e também eficaz (com aumento da arrecadação fiscal), decorrente desse processo de digitalização.
Espero ter ajudado, bons estudos!