escrever uma redação com tema
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gravidez na Adolescência
Explicação:
Com o avanço da ciência é possível verificar grandes progressos sem precedentes na história da humanidade, sobretudo na área da saúde, como a Revolução da vacina e a criação do preservativo. Entretanto, apesar dessas evoluções, o Brasil possui um número exacerbado de jovens progenitores. Nesse sentido, tal condição resulta, muitas vezes, em evasões escolares, além da pressão emocional e psicológica sofrida por esses adolescentes. Denunciando, dessa forma, a escassez de políticas governamentais para redução dessa realidade corriqueira no país.
Em primeira análise, vale relembrar que há 20 anos, a geração, bem como os costumes eram completamente distintos dos atuais, uma vez que a ideia de namoro restringia-se basicamente à andar de mãos dadas pela rua e almoço com a família do outro, mediante aos pais, aos finais de semana. Hodiernamente, a concepção de relacionamento está intrinsecamente ligada à relação sexual imediata, isto é, " estou namorando, logo tenho sexo". Todavia, essa percepção desembocar-se-á em um rio repleto de efeitos, dos quais, muitos desses, afetam não somente a vida presente, mas também a futura da juventude. Nesse ínterim, a gravidez infanto-juvenil, assim como qualquer outra forma de gestação, demanda um tempo hábil enorme dos pais que,,por sua vez, possivelmente abandonarão a vida acadêmica em função da paternidade. Logo, atrasando ou, até mesmo, perdendo a oportunidade de melhorar as suas condições sócio-econômicas.
Outrossim, o Bolsa Família é um programa governamental desenvolvido para auxiliar financeiramente as casas mais carentes e desprovidas de qualquer renda. Somando a isso, o aumento dos pontos de distribuição de preservativos, como os terminais de ônibus, as estações de trem, além das famigeradas UBS (Unidade Básica de Saúde) são ações importantes e que merecem destaque, visto que na primeira os recursos oferecidos ajudam as pessoas que possuem um grande número de filhos e não conseguem os alimentar. Já a segunda consiste em quanto maior a oferta de camisinhas disponíveis, menor será o número de pessoas grávidas. Contudo, observa-se inúmeros casos de pessoas apropriando-se jocosamente do programa social, ou seja, utilizando-o para complementar a renda e elevar o poder aquisitivo em detrimento de dezena de milhares de dependentes exclusivos dessa verba. Caracterizando, assim, vários problemas no programa. No mais, o pouco fomento familiar e escolar corroboram para a inflamação da situação.
Evidencia-se, destarte, que medidas devem ser tomadas para atenuar essa problemática. Por conseguinte, cabe ao Poder Público, juntamente ao Ministério da Educação (MEC), sancionar leis que caracterizem como crime hediondo o uso indevido da verba do programa social referido, por meio de PECs (Propostas de Emendas Constitucionais), a fim garantir a legitimidade do Bolsa Família. Já o MEC deverá exigir uma MP (Medida Provisória) para inserir no currículo do ensino regular, palestras e eventos dinâmicos e periódico de ensino sexual, ministradas por professores e profissionais, como médicos e sexólogos, além de pessoas que possuem experiências pessoais acerca do assunto. Certamente, essas práticas são indispensáveis para mitigar essa questão pública no Brasil