Escrever um texto sobre as relações de preconceito retratadas no filme
pantera Negra
Soluções para a tarefa
Resposta:
O filme, apesar de ser uma obra de ficção, retrata um mundo dentro da própria África, valorizando elementos socioespaciais do continente. Quando se assiste ao filme é perceptível que se está retratando a África, evidenciando os aspectos ritualísticos, culturais, de vestuário, de organizações tribais, linguísticos e de riquezas naturais do continente. Esta valorização que o filme proporciona à espacialidade africana, é muito importante para instigar o conhecimento sobre as diversas peculiaridades inerentes ao continente sejam históricas ou geográficas, ocultas, contemporâneas ou mesmo futurísticas.
Além disso, o trabalho vem a promover reflexões acerca da contribuição do filme Black Panther, composto demasiadamente por um elenco de atores e atrizes pretos/as, inclusive com o protagonismo de um super-herói preto, para dialogarmos com questões importantes como a representatividade, o passado colonial, e a necessidade de descolonizar pensamentos acerca da história africana e de suas espacialidades.
Para compreender a importância do filme, é necessário recorrer ao passado no sentido de perceber o quanto a dominação colonial interferiu nos modos de vida e moldou a historiografia afim de estabelecer a primazia imperialista europeia sobre o mundo, trazendo inúmeras consequências aos povos colonizados. Com o pretexto de civilizar os africanos, os europeus impuseram sua cultura, inferiorizando e subjugando os povos nativos. O período neocolonial foi marcado pela selvageria dos europeus sobre o território africano, no entanto, os africanos e os demais povos nativos ficaram estereotipados como os selvagens da história, através do eurocentrismo epistemológico.
Assim, quando nos deparamos com abordagens sobre a África devemos nos atentar com a forma de como ela é contada. Quem a conta? E com qual intuito? Tanto nos escritos como nas imagens fixas encontradas em livros devemos desconstruir estas imagens e estas teorias numa perspectiva africana. A África é o berço das primeiras civilizações, abrigo de milhares de povos, o que pressupõe muitas escalas de possibilidades em ler e em retratar o continente.
Portanto, é positiva a existência do filme Black Panther, tendo contribuído para reflexões acerca da representatividade de negros em uma mega produção audiovisual com um viés de empoderamento, criando uma certa afrocentricidade em meio a tantas táticas opressoras de desafricanização. Esta produção tem tudo para ser enriquecedora no que tange as relações étnico-raciais na escola,