ENEM, perguntado por winchester321, 1 ano atrás

Escrever um texto dissertativo com o tema:Cidadania e densevolvimento
PORFAVOZAO É PRA AMANHÃ

Soluções para a tarefa

Respondido por tudoumpouco1998
1

Em junho de 2013 o Brasil viveu um momento histórico na sua democracia, onde mais de um milhão pessoas foram às ruas em todo o país para exercerem o direito de cidadania e pela ampliação desse direito. Na noite do dia 20 de junho de 2013, principalmente nas capitais, o que se via eram avenidas lotadas e praças tomadas por cidadãos com bandeiras e caras pintadas de verde e amarelo. A maior parte representava a classe trabalhadora. Os manifestantes protestavam por melhorias na saúde, educação e segurança, pelo combate à corrupção, pela abusiva utilização do dinheiro público em obras para a Copa da FIFA mas, principalmente, pelo aumento das tarifas do transporte público e a melhora na qualidade desse serviço. Foi esse, inclusive, o motivo inicial que levou esses manifestantes às ruas, liderados pelo movimento social MPL (Movimento Passe Livre). Esse manifesto enfatizou a importância e a necessidade de se viver um regime democrático, porém, um fato muito importante dessa manifestação, talvez não evidente para algumas pessoas, é que se tratou também de um movimento do proletariado contra a burguesia, isto é, um movimento contra o capitalismo tipicamente monopolista e caos urbano que ele vem provocando.

Dado esse fato, será abordado nesse ensaio o desenvolvimento da cidadania, que se deu através de muita luta, e sua relação com o capitalismo moderno.

Antes de mais nada é interessante ressaltar que as lutas de classes, mais precisamente burguesia versus proletariado, são muito antigas, já que é histórica a desigualdade entre burgueses e proletários. Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, já faziam uma análise dessas lutas, dando origem à obra “O Manifesto do Partido Comunista”, onde os autores, que nada mais são que os fundadores do comunismo e do socialismo, defendiam a queda da burguesia e a soberania do proletariado, mediante dissolução da sociedade burguesa e fundação de uma nova sociedade sem classes e sem propriedade privada. Esse livro é um chamado aos operários de todo o mundo para uma união de forças na luta contra o capitalismo. Foi redigido pelos autores a pedido da Liga dos Justos, que posteriormente veio a se chamar Liga dos Comunistas, e deveria servir de cartilha para esse grupo. Tornou-se, como se sabe, a propaganda política mais bem sucedida de todos os tempos. Porém, na época de sua edição, o Manifesto não teve tanta influência no contexto político. Quando a revolução francesa teve início e se alastrou para outros países, a obra de Marx e Engels ainda era relativamente desconhecida.

O manifesto faz duras críticas ao sistema capitalista e à forma como a sociedade se estruturou através dele. Para os autores, a proletariado é capaz de reverter sua precária situação, com muita luta e união. O resultado dessas lutas foi, mais adiante, a garantia de alguns de direitos que hoje conhecemos como cidadania.

Perguntas interessantes