Geografia, perguntado por sabrinalanger, 8 meses atrás

escrever sobre as fases do crescimento populacional​


marcoschagas742: manda seu gmail
sabrinalanger: vc tem face??
sabrinalanger: dá onde vc é??
marcoschagas742: tenho face
marcoschagas742: sou do nordeste
sabrinalanger: qual seu face?
marcoschagas742: manda o seu que eu te encontro
marcoschagas742: O meu é Marcos Chagas
sabrinalanger: sabrina Langer
marcoschagas742: enviei lá

Soluções para a tarefa

Respondido por marcoschagas742
1

Resposta:

Oi te enviarei a resposta, mas em troca quero conversar contigo.

Explicação:

1. 1ª fase da transição demográfica

Na primeira fase, a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade eram muito elevadas. A primeira se explica pelo fato da maioria das sociedades serem rurais, onde o grande número de filhos representava grande quantidade de mão-de-obra, e a segunda pela falta de medidas médico-sanitárias que a diminuísse. Isto culminou em um pequeno crescimento populacional.

2. 2ª fase da transição demográfica

Na segunda fase da transição demográfica, a taxa de natalidade se manteve elevada, mas a taxa de mortalidade sofreu uma queda devido aos avanços da medicina e da estrutura urbana, com a coleta de lixo e implementação de saneamento básico, por exemplo. Isto levou à um grande crescimento populacional que ficou conhecido como “Baby boom” ou explosão demográfica.

3. 3ª e 4 ª fases da transição demográfica

Na terceira fase, a taxa de mortalidade se manteve baixa e passou a ser acompanhada da queda da taxa de natalidade devido, entre outros fatores, à inserção da mulher no mercado de trabalho, queda esta que se intensificou ainda mais na quarta fase da transição demográfica. Isto configurou um quadro de baixo crescimento populacional.

4. 5ª fase da transição demográfica

Esta fase é observada em muitos países do continente europeu e se caracteriza pela manutenção da baixa taxa de mortalidade acompanhada de uma queda exagerada da natalidade, o que pode levar a um crescimento populacional negativo, com consequências como uma crise previdenciária devido à pequena População Economicamente Ativa (PEA).

Perguntas interessantes