Escrever sobre a dança e a sociedade.???
Soluções para a tarefa
Resposta:
Historicamente, os primeiros registros referentes à dança, datam do Período Paleolítico Superior, então, podemos afirmar que esta forma de expressão tem sido o caminho da manifestação natural, sobre o qual, desde o início, o desenvolvimento integral do homem foi desencadeado. Foi também através desta arte que o homem se comunicou, estabelecendo assim sua interação social e consequentemente a formação de uma sociedade estruturada.
O povo primitivo dançava por inúmeros motivos: para a caçada, colheita, alegria, tristeza, rituais aos seus deuses, casamento, para homenagear a natureza, para anunciar a guerra e descobriu durante sua evolução que poderia dançar por prazer, por lazer, para ostentar sua riqueza, afirmar seu poder e distinguir a sua classe, ou seja, dançava para tudo que tinha um significado para sua existência.
No Período Neolítico refletiram o ato ritualístico dos trabalhos do cotidiano, passou a despertar prazer através da execução e das formas dos movimentos, adquirindo um caráter artístico e desenvolvendo uma expressão musical originando as danças específicas de dançarinos que eram pagos para dançar observando-se a dança com caráter, ainda que primário, de profissionalização. Constatou-se, neste período, a divisão da dança em classes sociais distintas e em danças específicas de homens e mulheres, atribuindo um caráter de distinção de classes e de gêneros relacionados aos seus respectivos papéis sociais dentro das sociedades.
Durante a Idade Média a razão da existência humana era a salvação da alma e para que isso acontecesse o corpo era renegado. A dança, uma forma de expressar as emoções, através da utilização do corpo, e ao mesmo tempo atrelada ao prazer e ao divertimento, foi banida pelas autoridades eclesiásticas.Mas contraditoriamente a própria igreja utilizou-se das danças de caráter místico como forma de atrair para o culto os fiéis necessitados de se educar na palavra de Deus.
No século XX surgiu a Dança Moderna que rejeitou os artifícios e o rigor acadêmico do Ballet Clássico e se fundamentou pela liberdade expressiva do corpo refletindo o contexto histórico na qual surgiu, um mundo industrializado onde o homem busca novas relações consigo mesmo e com a sociedade em que vive. A partir deste momento e ainda nos nossos dias surgem as mais variadas modalidades de dança, sempre atendendo, como desde o princípio, as necessidades de expressão e comunicação da humanidade explorando as infinitas possibilidades do movimento corporal.
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.
Quanto ao modo de dançar:
Dança solo (ex.: coreografia de solista nobalé, sapateado, samba);
Dança em dupla (ex.:tango, salsa,kizomba, valsa, forró etc);
Dança em grupo (ex.:danças de roda, sapateado, gavota).
Quanto a origem:
Dança folclórica(ex.: catira, carimbó, reisado etc);
Dança histórica(ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
Dança cerimonial(ex.: danças rituais indianas);
Dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
Quanto a finalidade:
Dança erótica(ex.: can can, striptease);
Dança cênicaou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado, dança contemporânea);
Dança social (ex.:dança de salão, axé music, tradicional);
Dança religiosa/dança profética(ex.: dança sufi).
Dança coreografada(ex.: Casamento, Debutantes, Bodas); etc
Curiosidade:
No dia 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança.
DESENVOLVIMENTO
-Educação
A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na disciplina Arte a dança é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Como atividade de arte cênica e para apresentações.
Já na educação física o propósito da dança é diferente podendo até se inserir como cultura corporal de movimento humano. Mas a abordagem da dança dentro do contexto da Educação Física é diferente da abordagem da dança no contexto da Arte.
Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, deve enfocar o aspecto motor, biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, emagrecimento, bem estar e saúde. Pode ser verificadas em clubes, academias e demais espaços de lazer e ginástica. A dança na educação física é uma atividade física instrumental e não artística, que assim como as demais atividades físicas, pode ser utilizada como ferramenta para a melhoria do convívio intra e interpessoais, saúde e qualidade de vida.
CONCLUSÃO
A dança certamente contribuiu para a constituição, perpetuação e disseminação da cultura de todos os povos que dançaram e que ainda dançam permitindo conhecermos a diversidade cultural que se espalha pelo mundo em todas as épocas e contextos históricos acompanhando a evolução da humanidade.
ESPERO TER AJUDADO SE PUDER COLOCA COMO MELHOR RESPOSTA