ENEM, perguntado por tetsu369241104kts, 3 meses atrás

ESCREVER QUAL CURSO VOCÊ QUER FAZER E FALAR SOBRE SEUS RESPECTIVOS CUSTOS. UTILIZAR OS CONCEITOS VISTOS NAS AULAS (FIES, INFLAÇÃO, FINANCIAMENTO PARTICULAR, JUROS, AMORTIZAÇÃO)​

Soluções para a tarefa

Respondido por cinhasousa5
0

fenômenos relacionados ao mundo financeiro. Além disso, estudar seus conceitos faz-se muito importante, uma vez que, em nosso cotidiano, eles estão cada vez mais presentes, por exemplo, ao recebermos um desconto ao comprar algo à vista ou um acréscimo ao comprar algo parcelado.

Estudar matemática financeira requer um conhecimento prévio sobre porcentagem, veremos que todos os conceitos são baseados nesse tema.  

Leia também: Cálculo de porcentagem com regra de três

Para que serve a matemática financeira?

A matemática financeira é utilizada diariamente, por exemplo, quando vamos realizar uma compra à vista e o vendedor oferece um desconto de 5% no valor do produto, ou quando optamos em realizar a compra de um produto em parcelas e, nesse processo, uma taxa de juros é cobrada do comprador ao decorrer do tempo.

Um exemplo da importância de entender-se os conceitos da matemática financeira é o chamado limite de cheque especial. Ao abrir-se uma conta em determinado banco, é oferecido um dinheiro “extra”, para emergências, por exemplo. Entretanto, ao usar-se esse limite ou parte dele, é cobrada, além do dinheiro pego, uma taxa a ser paga posteriormente. Essa taxa é chamada de juros, e, compreendendo melhor esses conceitos, podemos traçar uma melhor estratégia de administração das finanças.

Exemplo 1

Uma pessoa está precisando de 100 reais para terminar de pagar suas contas mensais, entretanto todo seu salário já foi gasto com as demais contas. Em analise, essa pessoa verificou que dispunha de duas opções.

Opção 1 – Usar o limite do cheque especial oferecido pelo banco, sob uma taxa de 0,2% ao dia, para ser pago em um mês.

Opção 2 – Pegar com um amigo os 100 reais, sob uma taxa de 2% ao mês, para serem pagos durante dois meses.

Utilizando-nos apenas do conhecimento de porcentagem, vamos analisar qual a melhor opção.

Analisando a opção 1, observe que a taxa de 0,2% é cobrada por dia, ou seja, a cada dia é acrescentado 0,2% do valor do empréstimo, assim:

Como o empréstimo deve ser pago em um mês, e considerando-se o mês com 30 dias, o valor a ser pago de juros é de:

0,2 · 30

6

Dessa forma, podemos concluir que o valor a ser pago no fim de um mês é de:

100 + 6 = 106 reais

100 → Valor emprestado pelo banco

6 → Valor do juros

Agora analisando-se a opção 2, a taxa cobrada é de 2% ao mês e deve ser paga no período de dois meses, ou seja, a cada mês, 2% do valor emprestado é acrescido à dívida, assim:

Observe que deve ser acrescido, no valor da dívida, 2 reais por mês:

2 · 2 = 4

Portanto, o valor a ser pago no final do período é de:

100 + 4 = 104 reais

100 → Valor emprestado pelo amigo

4 → Valor do juros

Assim, podemos concluir que a melhor opção é pegar o dinheiro com o amigo. Essa é uma simples e importante aplicação da matemática financeira, claro que existem problemas, ferramentas e conceitos mais sofisticados, mas, como tudo na vida, antes de compreender-se a parte complexa, é necessário entender-se o básico.

Perguntas interessantes