Escrever ou colar um texto sobre o assunto a discriminação racial existente nos dias de hoje.
.
Soluções para a tarefa
Preconceito é uma maneira de discriminar considerando características de um indivíduo ou grupo de pessoas, de acordo com atitudes, hábitos e tradições destes. Ele se inicia a partir do chamado estereótipo, que nada mais é do que a ocorrência da generalização superficial (WIKIPÉDIA, 2012).
Normalmente o preconceito ocorre em grupos de pessoas que simbolizam a minoria ou grupos que apresentam alguma condição de diferença, principalmente economicamente. O preconceito ocorre na maioria das vezes em pequenos grupos, considerados as mulheres, negros e homossexuais os mais atingidos, sendo estes muitas vezes desqualificados devido à imposição pela sociedade (BANDEIRA e BATISTA, 2002).
Infelizmente, a discriminação ainda é um dos maiores problemas sociais existentes no mundo todo, sendo que as pessoas ou grupos são explorados e oprimidos de certa forma pela sociedade, e consequentemente sofrem pela falta de oportunidades (SOUZA, 2012). Dentre as discriminações existentes, o preconceito racial existe desde o tempo da escravidão e seu conceito era utilizado para justificar o domínio de certos grupos sobre outros.
Apesar da evolução humana, este tipo de preconceito sempre existiu e abrange o mundo todo sendo que as pessoas acabam sendo julgadas não pelo seu caráter, mas sim, pela sua raça (PEDRETTI, 2012).
Em geral, a população deve ter em mente que estas pessoas discriminadas também são humanas e têm sentimentos como todas as outras. Com certeza, alterações sociais são as formas mais eficazes de combater o preconceito.
RESUMO
O autor analisa a formação do campo temático dos estudos de relações raciais, no Brasil dos anos 1940, e sua posterior superação pelos estudos de identidade racial e racismo, nos anos 1970, buscando precisar a história dos significados teóricos de dois conceitos: preconceito de cor e racismo. Retroagindo ao final do século XIX, o autor argumenta que o racialismo dogmático de então foi desbancado pelo culturalismo do começo do século XX, apenas para ceder lugar à imprecisão entre a expressão nativa "preconceito de cor" e "preconceito racial", esta última introduzida pelo paradigma das relações raciais, gerado pela Escola de Chicago. Com a superação deste, nos anos 1970, e sua substituição por paradigmas que utilizam quase exclusivamente a análise estrutural e institucional, o conceito de racismo passou a denominar de maneira imprecisa todas as dimensões da vida social e da interação entre "brancos" e "negros". O autor sugere que apenas um retorno à separação analítica das diversas formas de interação e dimensões da vida social pode restituir a esse campo disciplinar a riqueza que teve nos primórdios das ciências sociais.
Palavras-chave: racismo, preconceito de cor, preconceito racial, relações raciais.
é apenas um resumo...