História, perguntado por kauanesilva15052008, 6 meses atrás

ESCREVER O QUE ENTENDEU SOBRE:
-TRATADO DE TORDESILHAS:




-CHEGADA ÀS ÍNDIAS :




-CHEGADA AO BRASIL :

pfv me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielgomesreis22
1

Resposta:

tratado de Tordesilhas

Explicação Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.ao:

Em 20 de maio de 1498, o navegador e explorador português Vasco de Gama tornou-se o primeiro europeu a atingir a Índia atravessando os oceanos Atlântico e Índico, quando chegou a Calicute, abrindo assim o caminho para as Índias. ... Vasco dobrou o Cabo da Boa Esperança e ancorou em Malindi, costa oriental da África.

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Respondido por Psiglen
2

Resposta:

Tratado de Todesilhas:

É um documento assinado em junho de 1494 na aldeia de Todesilhas, na Espanha. Portugal e Espanha usam uma linha imaginária para delimitar os territórios de Portugal e Espanha em territórios sul-americanos como o "Novo Continente". O objetivo é acabar com a disputa territorial desde a "descoberta" do Novo Mundo, há dois anos. Com o tempo, os portugueses começaram a invadir o território espanhol. Dessa forma, o Brasil passou a ter o perfil que conhecemos hoje. Portanto, em 1750, o Tratado de Todesilhas foi formalmente ignorado e renovado como Tratado de Madrid.

Chegada ás Índias:

Vasco da Gama, que estava no comando da nau capitânia com mais duas caravelas e uma tripulação de 200 homens, estabeleceu direção oeste para o caminho às Índias, sua esquadra dobraria o Cabo da Boa Esperança no fim do mês de março para atingir as Índias em maio de 1498.

Vasco dobrou o Cabo da Boa Esperança e ancorou em Malindi, costa oriental da África. Com a ajuda de um mercador indiano, largou-se ao mar através do Oceano Índico. Bartolomeu Dias havia sido o primeiro a descobrir esse caminho, porém, devido às dificuldades encontradas para atravessar o tenebroso Cabo das Tormentas desistiu de prosseguir. Com a nova expedição determinada pelo rei, Vasco da Gama e suas três naus alcançam êxito em abrir caminho e estabelecer a “rota das especiarias”.  O navegador português não foi muito bem recebido pelos mercadores muçulmanos de Calcutá tanto que em 1499 teve de abrir caminho à força para chegar ao porto onde seus navios estavam ancorados para poder retornar a Portugal.  

Em 1502, comandou uma esquadra de caravelas com destino a Calcutá para vingar o massacre de exploradores portugueses lá ocorrido sendo bem-sucedido em subjugar os habitantes locais. Em 1524, foi enviado pela coroa portuguesa como vice-rei da Índia mas a caminho caiu doente, tendo falecido em Cochin.  

Chegada ao Brasil:

O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.

Apesar de terem avistado terra no dia 22 de abril, foi só no dia seguinte que Cabral decidiu enviar homens para ela, e foi aí que os primeiros contatos entre portugueses e nativos aconteceram. O relato de Pero Vaz de Caminha sobre eles afirmou que “eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as suas vergonhas. Traziam nas mãos arcos e flechas”

No dia 2 de maio, a expedição de Cabral partiu do Brasil em direção à Índia. O rei português, d. Manoel I, ficou sabendo da notícia do achamento da nova terra ainda em 1500. Apesar disso, o Brasil ficou em segundo plano, uma vez que a prioridade portuguesa, naquele momento, era continuar com o comércio na Índia.  

A partir desse acontecimento, a presença portuguesa no território foi constante, embora diminuta no início. A partir da década de 1530, medidas colonizatórias foram implantadas aqui.

Explicação:

Olá!

Usei como fonte os sites: "Brasil Escola", "OperaMundi" e "Nova Escola".

Espero que seja útil!

Perguntas interessantes