Português, perguntado por amandioca4965, 1 ano atrás

Escrever certo, escrever hem Partir de um texto como referência e criar variadas versões dele é uma das maneiras mais eficientes de aprender a escrever bem (e certo) Deveria ser evidente que um dos papéis da escola é propiciar condições para que os alunos venham a escrever certo e bem (tudo o que se diz sobre "não corrigir mais" é erro ou falta de leitura). Tal objetivo só se alcança com muita prática (muita gente gostaria de chegar lá sem esforço, aplicando receitas do tipo "seja claro", "escreva frases curtas", "evite chavões"...). Não deveria haver muitas dúvidas sobre o que é escrever certo. Uma orientação pode ser "evite extremos": nem muito popular, nem muito arcaico. À luz dos fatos, não se deveria mais condenar certas regências (assistir o programa, preferir ler do que comer), embora se possa chamar a atenção sobre elas e explicar a mudança (ou a variação). Já escrever "bem" é um conceito um pouco relativo. Sempre se escreve um gênero que está em um campo. Não é a mesma coisa escrever um texto científico e uma narrativa policial, um diálogo entre profissionais com curso superior e outro de personagens da madrugada ou da periferia [...]. POSSENTI, Sírio. Escrever certo, escrever bem. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2016. (Fragmento). No texto, há algumas ocorrências do verbo dever flexionado no futuro do pretérito do indicativo (deueria). No contexto, esse uso tem a função de a) indicar incerteza sobre um fato que já passou. b) designar uma ação posterior à época de que fala. c) demonstrar gentileza e educação para com o leitor. d) apontar um fato que não se realizou nem se realizará. e) denotar o desejo de que a afirmação feita seja evidente.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nataliaalvesdesouza
1
Olá :)

A resposta correta é:
b) designar uma ação posterior à época de que fala.

O futuro do pretério é o tempo verbal no indicativo que flexiona o verbo e tem como dever relatar um fato que é consequencia de algo que já aconteceu no passado.

Ou seja, frases que possuem verbos conjulgados dessa meneira relatam acontecimentos que poderiam ou não ter acontecido, pois é uma incerteza sobre algo que já passou.  Também é usado para fazer pedidos e sujestões de um modo mais educado, como por exemplo: "você poderia buscar a caneta, por favor?".

Com isso, a alternativa que mais se encaixa nessa explicação é a letra B.

A alternativa A poderia confundir, porém não estamos falando da incerteza sobre algo que já passou, mas sim da incerteza de uma consequencia de algo que já passou.
Perguntas interessantes