ESCREVER 10 LINHAS DE REFLEXAO DO TEXTO ABAIXO
a arte?
Quando falamos de leitura de imagens precisamos também fazer um link com a arte, mesmo que obras de arte não sejam as únicas imagens que devemos ler.
Paul Rand disse que a arte deveria estar no quarto, na cozinha, não apenas nos museus. A arte deveria estar acessível a todos, estar na nossa experiência cotidiana e a gente deveria saber aproveitar dela. Não ter acesso a arte faz com que nós não tenhamos a total noção dela, além de criar uma segregação entre as pessoas que “entendem” e as que “não entendem” de arte, como se a arte fosse apenas para algumas pessoas. Restringir o público que terá acesso a arte cria uma nação que não valoriza nem a si próprio e nem a própria cultura – e isso é muito grave.
A relação distante que temos com a arte desde o ensino básico, atrapalha a criar senso crítico, limita a criatividade, nos impede de termos uma interpretação mais profunda das coisas ao nosso redor, faz as pessoas acreditarem que não são criativas, adormece a curiosidade, enfim. Se não temos o costume de perceber, ler, ouvir, ter acesso a arte no geral, perdemos a oportunidade de potencializar muito mais a construção crítica e compreensiva da população.
Muitas vezes a arte está tão longe da nossa vida que quando a estudamos, ao invés de irmos até onde ela está (já que ela está normalmente isolada no museu), vemos fotografias de quadros, esculturas, afrescos… E essas fotografias não são fieis a realidade, assim no mínimo perdemos as cores e as texturas que teríamos como apreciar se estivéssemos analisando a obra de perto.
Pra quê eu preciso disso?
Saber interpretar imagens é algo que muda a forma de vermos a vida. É como se te colocassem um óculos para você ver as coisas muito melhor. Já falei um pouquinho ali em cima sobre isso, mas quando se trata principalmente de ensinar às crianças sobre todas as mil palavras que uma imagem pode valer, estamos falando de viabilizar a existência de uma população mais atenta, mais exigente, mais crítica, mais artística, mais política, enfim. Pode parecer besteira, mas o ensino de artes e de interpretação imagética pode proporcionar isso tudo às pessoas, pois arte é algo que é feito para fazer a gente sentir, indagar, enxergar por outro prisma, entende?
Além disso, a construção da estética que é possibilitada através do aprendizado de leitura de imagem não serve para dizer se algo é bonito ou bom – isso seria extremamente pessoal e nem é sempre um julgamento produtivo. Mas aprender sobre a estética direciona a compreensão do texto que uma imagem transmite, se ela faz referência a algum período histórico, ou a algum acontecimento, ou a alguém importante em um contexto específico.
Como que se lê uma imagem, então, pelamooor?
Primeiramente, quero que todos saibam que eu sou apenas uma curiosa no assunto, mas tem uma escritora massa maravilhosa fodarástica que tem um livro específico que fala só sobre isso e eu sugiro fortemente que você tenha esse livro pra você, se chama Imagem Também Se Lê e é da Sandra Ramalho e Oliveira.
Nesse livro ela faz toda preparação necessária pra entrar no exercício da leitura de imagem, mas espero que se um dia ela ver isso ela não fique chateada vou dar uma indicação bem de leve e resumida de como fazer isso.
Primeiro: observação macro – olhe toda a imagem e determine linha(s) que direcionam seus olhos. Perceba se a imagem tem algum tipo de estrutura como eixos, formas geométricas linhas paralelas ou que se cruzam, pontos de atenção.
Segundo: analise o que constrói a imagem. Texturas, cores, formas, luz e sombra, material feito etc.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
vai ler o texto
Explicação:
preguiçoso
Perguntas interessantes
Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás