ENEM, perguntado por eduardacalixto9743, 9 meses atrás

Escrevendo sobre a transição democrática brasileira e a emergência da Nova República em 1985, Boris Fausto afirma que "O fato de que tenha havido um aparente acordo geral pela democracia, por parte de quase todos os atores políticos, facilitou a continuidade de práticas contrárias a uma verdadeira democracia". Desse modo, o fim do autoritarismo levou o país a uma "situação democrática" mais do que a um regime democrático consolidado. A consolidação foi uma das tarefas centrais do governo e da sociedade nos anos posteriores a 1988. (FAUSTO. B oris. H is tó ria C o n c is a d o B ra sil. S ão Paulo: E d u sp / Im prensa O ficial d o E stado. 2 002. p . 290). Com base na leitura do texto, analise duas contradições presentes no processo da transi­ ção "democrática" no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
0

1) Continuidade dos abismos sociais

Na verdade, a transição democrática contribuiu para a continuidade de grupos econômicos no poder e ausência de mudanças efetivas para conter as desigualdades presentes no novo modelo democrático (a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988).

2) Manutenção da Administração Patrimonialista

Na prática, isso foi exposto pela escolha de parentes e achegados para assumir cargos de confiança dos políticos que participaram do processo de redemocratização. Nessa lógica, havia uma série de brechas significativas para as práticas de corrupção e nepotismo.

Lute e alcance os seus objetivos de vida!

Perguntas interessantes